segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O adeus de Rogério Ceni

         Rogério Ceni, 42 anos, acaba de deixar o futebol profissional, aos 42 anos, depois de defender por 25 as cores de seu clube, o São Paulo Futebol Clube. Sou Vasco da Gama, é meu time de coração. Tenho simpatia pelo Palmeiras  porque era o time preferido de meu pai, que em sua juventude via jogos do Palestra no próprio estádio do Palestra Itália. Mas isso não me impede de nutrir  grande admiração pelo goleiro-artilheiro.

          Como o Marcos, conhecido como "São Marcos", ex-defensor do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Rogério Ceni  construiu sua biografia num único clube, o São Paulo. Ora, em tempos em que atletas beijam a camisa do seu clube num dia e deixam-se vender por outro no seguinte, onde farão novas ( e falsas) juras de amor e fidelidade, um jogador atuar por um quarto de século num único clube é algo que torna Ceni digno de meus aplausos e de minha maior consideração.

          O eu não posso concordar é com a grandes bobagens que alguns torcedores postam nas redes de comunicação virtual, desrespeitosas com o ídolo são-paulino e, ainda, com um português que é uma vergonha. Perdoemos-lhes  os erros de escrita, mas não a sua falta de respeito e sua ignorância. Compreendamos as suas paixões pelos seus clubes, mas não aceitemos queiram tentar macular a história daquele que é considerado um mito dentro do São Paulo. Até o ex-Presidente Carlos Miguel Aidar andou falando bobagens e grosserias sobre Ceni. Mas, vindo de um ex-Presidente acusado de corrupção, deve ser entendido tudo como elogio.

          Nascido em Pato Branco, no Paraná, e revelado pelo SINOP, do Mato Grosso, em 1990, Rogério Ceni anotou 131 gols em sua carreira, marca que nenhum outro goleiro do mundo atingiu. Foi o jogador de futebol profissional que por mais tempo defendeu um mesmo clube, o São Paulo. É admirado por legiões de são-paulinos e mesmo por torcedores de outros clubes.

         Quero deixar aqui minha homenagem ao mesmo  pelo que fez pelo seu clube, ao qual sempre devotou extrema lealdade.

Parabéns e longa vida, Rogério Ceni!

Euclides Riquetti
14-12-2015

Um comentário:

  1. Ceni é controverso. Ele afirma que nasceu em Pato Branco, outros dizem que foi em Chopinzinho. A galera de Chopinzinho não o perdoa pela troca. Sem dúvida, trata-se de figura carismática, com uma trajetória invejável. Como diria Odorico Paraguaçu - prafentemente este rapaz, que tem o ego do tamanho do São Paulo, enfrentará problemas...

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!