quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por do Sol na Praia do Jacaré com Bolero de Ravel





                                                      Por do Sol na Praia do Jacaré

          Na segunda, 06, depois de toda aquela aventura para chegarmos em João Pessoa, chegamos ao Centro histórico da Capital Paraibana às 13 horas. Estávamos ciceroneados pela Guia Turística Raphaella Crasto, que nos mostrou e nos relatou sobre os aspectos mais interessantes daquela cidade.

         Um dos locais mais aprazíveis e que nos despertou muito a atenção foi o Complexo do Centro Cultural de São Francisco, no centro histórico da cidade. Ele  funciona em um complexo arquite-
tônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco Brasileiro. Foi tombado pelo Iphan em 1952. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.

                                                  Conjunto Franciscano - João Pessoa


        Após o almoço muito delicioso num restaurante em que fomos levados pela Guia, (comida excelente e a bom preço...), com espeto de picanha correndo, fomos para a Ponta do Seixas, o lugar mais oriental do continente americano e, por isso mesmo, do  Brasil. Localiza-se à Leste de João Pessoa, a 14 Km do centro da cidade. Um lugar bucólico, belíssimo e interessante, onde o pessoal tirou fotos com o indicador apontando para o ponto.
        A programação chegou ao ápice com nossa chegada à Praia do Jacaré, no município de Cabedelo, na região metropolitana de JP. Chegamos poucos minutos depois das 16 horas e fizemos um passeio numa barca pelas águas tranquilas do Rio Paraíba, que deságua no mar. Dela, naquela hora, passa-se a avistar o por do sol, olhando-se para o Sudoeste. O astro-rei vai descendo por detrás d uma ilha alongada, até esconder-se. Um casal de cangaceiros, jovem, veio até nós e compartilhamos umas danças com eles. Após  esse feito, um senhor, Jurandy do Sax, vestido em terno branco, navegando num bote a remo pilotado por um homem, executa o Bolero de Ravel. É um espetáculo maravilhoso, dos melhores que já presenciei em minha vida.



                                         Jurandy do Sax executando o Bolero de Ravel

         Por volta de 17 horas, voltamos ao continente, onde um músico, Paulo Barreto,  executava músicas clássicas num violino, sobre um palco. Numa ruela que se alongava, barracas de artesanatos nos ofereciam belíssimas lembranças a preço bom. Na Praia do jacaré, tanto quanto em João Pessoa, notamos que não há aquela exorbitante exploração do turista, como nos outros lugares do Nordeste. É um lugar em que eu voltaria.




          Exatamente às 18 horas, sobe ao palco Jurandy do Sax, executando a Ave Maria. Mais um espetáculo ímpar e impressionante: simplesmente encantador!

         Vale a pena visitar a Praia do Jacaré. Recomento aos leitores!
        
Nossa turma num monumento defronte ao Conjunto Franciscano
João Pessoa - Paraíba
 
 
 
Euclides Riquetti - 24-06-2016
 
 
 

Um comentário:

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!