terça-feira, 11 de outubro de 2016

Cutura e Turismo- Joaçabenses em Bituruna e Faxinal do Céu - primeira parte

      



           Estivemos em Bituruna e Faxinal do Céu (município de Pinhão - PR), no sábado, 08. Saímos de Joaçaba às 6,00, paramos para um Café no Posto Horizonte, e às 9,30 chegamos à Terra do Vinho. Bituruna tem pelo menos 5 vinícolas visitáveis. Estivemos em 4 delas no período da manhã. Primeiro a Di Santi, depois a Sanber e a Bituruna e,  por último, e Bertoletti.

          O bom atendimento e a cordialidade familiar, está presente em toas elas.  Na Vinícola Sanber fomos recebidos pela jovem enóloga Michele e seu irmão Marlon. estavam presentes também a mãe deles e a avó, Frida. De forma muito carinhosa e com sua simpatia e competência, a Michele nos mostrou o casarão da família, antigo, em madeira, com quatro andares, construído há 76 anos. Ali eles guardam todos os tipos de ferramentas usados pelos agricultores durante todo o Século XX, maquinários para a produção de vinhos, pipas antigas em carvalho e louro, implementos agrícolas,  quadros com fotografias, móveis e rádios antigos, até mesmo uma cama com colchão de palha. A visita já vale pelo que se pode ver no interior da casa, mas há ainda o parreiral com os grãos de uva em formação, e o bom vinho para ser degustado.

       Fomos brindados com uma degustação de vinhos nas variedades Cabernet, Casca Dura e Bordô, combinados com queijo colonial e salame, tudo fabricado na propriedade.  Ora, costumo dizer que as pessoas vão buscar o prazer do turisto em muitos lugares do mundo, quando temos maravilhas qie podemos encontrar aqui na nossa região mesmo. O sul do Brasil é pródigo em nos oferecer maravilhas em termos de cultura, costumes e gastronomia, além do turismo de encantamento.

        Os colonizadores descendentes de italianos, no início do século XX,  foram chegando em Bituruna, originários da Serra Gaúcha,  e traziam com eles mudas de parreiras, as videiras, que aqui são chamadas de americanas ou brasileiras. Com o tempo, houve a construção de cantinas que acabaram se modernizando e, hoje, são equipadas com tonéis de aço inoxidável,  polipropileno ou assemelhados. As pipas de madeira ainda se fazem presentes nas cantinas, mas mais para o sentido da decoração e estabelecer paralelos entre o histórico e o novo.

        Fomos recebidos pelo casal Jairo e Rosane Ravanello, ele  presidente do Conselho de Turismo da cidade. Almoçamos na Churrascaria Sete Colinas, onde fomos recebidos pela Sandra e sua irmã, pessoas muito simpáticas e atenciosas. Hospedamo-nos no Hotel Grezelle e fomos para Faxinal do Céu, uma maravilha localizada na América do Sul, um distrito em que está instalado um Jardim Botânico controlado pela Copel, a companhia de energia elétrica que atende o estado do Paraná. Passamos pela Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, no Rio Iguaçu. Uma obra gigantesca, concluída na década de 1970, que forma um lado de cerca de 100 Km à sua montante.

        Nossos amigos se encantaram com a beleza e o cuidado de que é carcado o Jardim Botânico Faxinal do Céu. Andaram pelos gramados em meio às flores, plantas exóticas e nativas, nas proximidades dos lagos, galgaram o mirante localizado ao lado do receptivo de visitantes. Ficamos, todos, maravilhados com a beleza do lugar. Fomos muito bem recebidos pena Dona Neusa, que nos ofereceu café e água, e deu-nos a melhor das atenções e informações.

          Foi unânime o elogio de nossa turma ao que vimos e sentimos em Faxinal. Durante o primeiro dia, fomos estreitando nossos laços de amizade entre nós mesmos e com as pessoas que revimos ou que conhecemos. Fizemos um turismo cultural com o qual muito ganhamos em termos de conhecimento.

Euclides Riquetti
11-10-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!