segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Tour em Porto de Galinhas - Pernambuco







          Fomos conhecer  Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Pernambuco, no sábado passado, 04. É um local aprazível, uma belíssima praia do Nordeste Brasileiro. Seu mar oferece piscinas naturais de águas límpidas, em que se podem avistar os peixinhos coloridos que vêm mordiscar nossos pés. As areias brancas são um atrativo.  Passeio de buggy  são ofertados e os turistas visitam as praias próximas, deliciando-se com a beleza natural.

          Antiga Praia de Porto Rico, que recebia escravos ilegalmente, tornou-se "Porto de Galinhas" em razão de ali aportarem galinhas trazidas da África e serviam para camuflar o contrabando de escravos, que eram alojados sob gaiolas de Galinha de Angola. A partir de 1990 recebeu grande impulso de turistas em razão de acentuado marketing. Hoje é um grande destino turístico brasileiro.

          Confesso que minha expectativa com o local era maior (ou melhor). Considero que os receptivos de beira mar não condizem com a fama do lugar. Mas, sem dúvidas, é um paraíso natural que precisa ser visitado por quem gosta de viajar. Para nós, sul brasileiros, que naquele dia tínhamos temperaturas abaixo de zero nas noites sulinas, poder andar de short e chinelos pela praia já valeu  a pena. Temperatura um pouco superior a 30 graus, uma delícia.

         Fizemos um passeio de jangada da praia até os recifes, uns 100 metros distantes da faixa de areia. Ali, piscinas naturais com as águas bastante transparentes, com todos aqueles eixinhos coloridos, um verdadeiro aquário vivo a nos encantar.  Uma espécie de mapa do Brasil, numa cavidade nos recifes, desperta curiosidade.

          Saindo-se da Praia da Boa Viagem, em Recife, com trânsito fluindo bem por ser domingo, levamos pouco mais de uma hora para chegarmos lá. Foi o tempo em que travamos conhecimento com pessoas que faziam parte do tour. Muitas vezes gente que nunca vimos antes, tornam-se companhias altamente agradáveis.

          Nosso guia, Genivaldo, a quem chamam de Geninho, um verdadeiro cavalheiro,  conhece bem todos os lugares daquela região e foi uma companhia muito agradável. Também conhecemos um casal simpaticíssimo formado por uma brasileira e um escocês, dois mineiros funcionários de uma empresa chinesa que estavam em Recife a trabalho e aproveitaram o domingo para um tour, e um casal de jovens argentinos que foram para fazer mergulhos no mar e voltariam com outra condução. Valeu a pena pelas amizades, que muito valorizamos.

Euclides Riquetti
12-06-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!