domingo, 28 de julho de 2019

Café com o poeta em Ouro - palestrando para gente que faz a História.


    A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna




        Na quarta-feira, 24, estive novamente em Ouro, desta vez para conversar com pessoas adultas, maduras, na Sede do CRAS, em Ouro. A sala de trabalhos se situa no subsolo da Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo, na Rua Governador Jorge Lacerda, próxima da Prefeitura.

       Encontrei-me lá com um pouco mais de três dezenas de pessoas, a maioria senhoras. Gente experiente, que participou da História daquela cidade, trabalhando, constituindo famílias e deixando-nos um bom legado cultural e uma respeitosa descendência. A atividade foi proposta pela jovens Patrícia e Camila, profissionais que fazem parte da equipe da Diretora Social maria Salete Bonamigo, minha colega e amiga de há muitos anos. Neudo e Adriana Dalazen atuam como assistentes sociais no CRASS em Ouro. O setor está em boas mãos, são todos profissionais muito dedicados a todos os que participam das atividades educativas, sociais e culturais que fazem acontecer.

       Foi uma alegria muito grande estar lá conversando com eles, relatando fatos da História de Cainzal e Ouro e arredores, desde os tempos em que Capinzal era Distrito de Campos Novos, com o nome de Rio Capinzal. E Ouro, no início do Século anterior, era denominado de Distrito de Abelardo Luz, pertencendo à cidade de Palmas, ao estado do Paraná.

       Houve um interação muito positiva com todos eles, a maioria se manifestou oralmente, tiveram a oportunidade. Outros, limitarem-se a ouvir, mas sempre demonstrando muito interesse nos assuntos. Alguns relataram histórias acontecidas com eles mesmos, tornaram-se personagens ativos nas narrativas. E, de forma muito descontraída, foram saboreando os lanches que foram oferecidos, acompanhados de chá ou café.

       Agradeço a oportunidade que me foi dada, pois prezo muito as pessoas de minha terra natal. Também, parabenizo à Administração Municipal, no nome de Neri Luiz Miqueloto, que sabe da importância de valorizarmos o Ser Humano que ajudou a construir aquela cidade.

Euclides Riquetti
28-07-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!