sábado, 11 de abril de 2020

Não fez cacaca, mas quase!









       O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem decepcionado boa parte de seus eleitores pela falta de habilidade em liderança. As coisas boas que faz, são anuladas pela má comunicação, pelo seu senso de rebeldia, pelo seu egocentrismo e pelo ciúme que tem de seus próprios assessores. É evidente que não deixará que nenhuma árvore cresça perto de si mesmo. Tem-se comportado como um menino mimado, que sempre teve tudo o que quis, sempre fez as coisas ao seu modo. Mas a política não é assim, não pode ser assim!

       É compreensível que ele tenha grande preocupação com a situação econômica do Brasil, pois há uma grande incógnita em relação ao futuro dela. Mas, em vez de articular-se com sua equipe para chegarem a medidas em comum sobre as ações de combate ao coronavírus e salvar a economia, mete os pés pelas mãos e arruma um monte de encrenca para si mesmo. Defende o isolamento vertical, enquanto que seu Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defende seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde. Pessoalmente, acho que houve vacilo da OMS com relação ao perigo da expansão do vírus, houve ocultação de informações pela China e faltaram medidas drásticas, em tempo hábil, pelos países Europeus. Os Estados Unidos seguiram a mesma toada e a calamidade está instalada, inclusive aqui na América do Sul, onde se encontra o Brasil, país mais populoso e com maior extensão territorial no Continente Sul Americano.

       Tenho minhas convicções e faço minhas observações pessoais. O Brasil tem dimensões continentais, muitos municípios com características diferentes um do outro, o comportamento e as ações não precisam ser iguais em todos os lugares. Há rincões em que não se verificaram casos de infecção pelo coronavírus e, ali, seguindo os cuidados recomendados pela Saúde Pública, um número maior de atividades poderiam ser retomadas. Entendo que as aglomerações de pessoas são nocivas, a utilização do transporte coletivo é perigosa. Também que cada estado tem um nível de risco diferente, e o mesmo acontece em relação aos municípios.

       Mas, voltando ao Presidente da República, na segunda-feira, quando todos sabiam que ele se reunia com seu time de confiança e a intenção era a de demitir o Ministro Mandetta, houve muita revolta de grande parte da sociedade, de muita gente que detém Poder, e mesmo que pessoas que votaram em Bolsonaro. E, com razão! Até publiquei em meu blog, na internet:

“Hoje o Bolsonaro deve fazer A MAIOR CAGADA DE SUA VIDA! Aguardem! E, antes de me dizerem qualquer coisa, saibam que não sou da esquerda, tenho opinião própria e sou colunista de política e economia em jornal! A merda está lançada! Ou estou muito desinformado ou a cacaca está feita! Tomara que eu esteja ERRADO! Euclides Riquetti  -  06-04-2020  - 17 h 12 min”

“Atualização às 19 h 45 m: Mesmo com muitos ventiladores convencionais ligados, a merda não se espalhou. Algumas pessoas de melhor senso evitaram uma catástrofe política do mandatário da Nação”.

       Ora, espera-se que as pessoas que ocupem cargos públicos tenham bom- senso, estejam abertas ao diálogo, e ajam sempre com sabedoria. Nesse sentido, reconheçamos que o Governador de Santa Catarina tem sido bem mais habilidoso do que os de alguns estados e do próprio Presidente.

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com


Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC,
em 09-04-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!