quarta-feira, 26 de maio de 2021

Faxinal do Céu - Maravilhas do Rio Iguaçu - especial reedição sobre um dos lugares mais bonitos da América do Sul

 






Lago com araucárias e plantas exóticas em Faxinal do Céu

                                             Uma das benfeitorias da infra-estrutura local


         Fomos conhecer Faxinal do Céu, um imenso parque, conhecido como o Jardim Botânico de Faxinal do Céu, de controle da COPEL, a companhia de energia elétrica do Estado do Paraná. O Jardim Botânico, onde é possível praticarmos o turismo ecológico, de lazer, cultural, científico e de encantamento, localiza-se no centro-sul paranaense, nas imediações da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, município de Pinhão, 340 Km distante de Curitiba, também 48 Km ao norte de Bituruna, a cidade paranaense dos vinhedos e colonização italiana.


                                              Usina de Foz do Areia - Rio Iguaçu

          A Usina Bento Munhoz da Rocha Netto foi construída no início da década de 1970, quando eu morava em União da Vitória e tem um potencial instalado para a produção de 2.500 MW de energia. A obra arquitetônica, com assentamento de pedras de grande porte, em sistema de enrocamento compactado, é muito diferenciada das demais usinas, as quais se construíram em paredões de concreto armado. A barragem da Foz do Areia, por si só, é uma verdadeira obra de arte, que atrai os olhares dos passantes para a beleza da paisagem, combinando sua estrutura magnífica com a paisagem verdejante do Vale do Rio Iguaçu.


                                                      Casas preservadas da vila - onde
          Menos de 20 Km à montante, situa-se a vila denominada Faxinal do Céu, um parque florestal que se iniciou com uma área de 10 hectares, onde a COPEL implantou, em 1974, um horto florestal destinado a produzir mudas de árvores frutíferas, nativas e exóticas para recomposiução ambiental, ,paisagística e econômica da região atingida. A preservação da área, onde abundam animais silvestres, e fortíssima biodiversidade, está hoje consolidada em 152 hectares. Ali funciona o Jardim Botânico, uma hospedaria, em mini-shopping, o Clube do Bosque, o Centro de Convivência, a Vila Residencial, o Centro de Visitantes e um Centro de Formação. Funcionários que administram e mantêm a Usina de Foz do Areia ali residem, informaram-me que cerca de 300 famílias. As instalações podem ser cedidas a entidades e empresas para treinamento de funcionários e lazer. Professores e estudantes buscam o lugar permanentemente, além de turistas. Entrada franca, atendimento de excelência aos visitantes, restaurante com cardápio variado e a bom preço.


Fauna em Faxinal do Céu


Natureza exuberante

         O que nos levou a conhecer o Faxinal do Céu? -  Bem, desde meus tempos de faculdade, em União da Vitória, eu ouvia falar daquele lugar. Agora, estamos criando um grupo de facilitadores de turismo, em que vamos criar parcerias entre o Hotel Joaçaba, o Departamento de Turismo de Joaçaba, através do Jaime Teles, e o Conselho de Turismo da Cidade de Bituruna, cidade do centro-sul paranaense. Em Bituruna, estamos ensejando, inicialmente, parceria com o Hotel Grezele (Josimari Grezele), a empresa de turismo BITUR (de Jairo Ravanello e Rosane), e a enóloga Michele, da Vinícola Samber. E abrindo caminho para parcerias com Porto União e União da Vitória, às quais nos referiremos nas crônicas posteriores, brevemente.

        Ficamos encantados com Faxinal do Céu e as cantinas de vinho de Bituruna (Vinícolas Bertoletti, Di Santi, Samber e Bituruna), e com o Restaurante e Massas Beponi, do neo-amigo Bépi Masiero.

Recomento aos leitores visitarem Faxinal do Céu e conhecerem a Rota do Vinho, de Bituruna.

Um abração a todos os que nos dispensaram carinhosa atenção naquelas bandas.

Euclides Riquetti
11-08-2016

                                                   Ruas bem cuidadas e muitas flores
                                           
                                         Campos de araucárias em Faxinal do Céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!