sexta-feira, 4 de março de 2022

Alina Rocha na Paraolimpíada de Inverno na China! Abraço carinhoso, amiga!

 


          A atleta paralímpica brasileira Aline Rocha já está na China para disputar os Jogos de Inverno naquele país. Há uma década, costumávamos encontrar a Aline Rocha e seu treinador e novo, Fernado Orso, e os paratletas  da ARAD (Associação Regionaldos Atletas Deficientes), junto com outros paraatletas que tentavam o êxito pessoal através do esporte. A maioria deles era de Joaçaba e Herval d´Oeste, aqui na pista do Clube Comercial, distante 15 minutos a pé de nossa casa, em Joaçaba. 

       Aline teve um acidente aqui na região e, para seu tratamento, ficou aqui em Joaçaba. Está com 31 anos e a conhecemos quando ela tinha 18. Tornou-se competidora, ganhos prêmios de campeã da Corrida de São Silvestre e acabou mudando-se para o estado de São Paulo, junto com o Fernando. Um de seus grandes incentivadores foi meu amigo Dr Gláucio, do Laboratório Pasteur, aqui de Joaçaba, agora com rede espandindo-se em nosso Estado. Nas próximas publicações, gradativamente, vou publicar matérias que escrevi sobre ela há uma década. 

Aos 15 anos, ela sofreu um acidente de carro. Agora, aos 31, é a única atleta brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim, na China, que começam hoje (4). Aline Rocha, atleta de esqui cross-country, é também a porta-bandeira do Brasil na competição, e levará ao território chinês uma história repleta de conquistas na carreira e superações na vida. 

O site "Terra" traz algumas informações sobre a Aline: "Foi em uma viagem, sentada no banco de trás do carro conduzido pelo irmão, que Aline se envolveu em um acidente automotivo. O veículo em que estava colidiu frontalmente com outro, que vinha na direção contrária. A força do choque quebrou o banco traseiro e causou uma fratura na terceira vértebra lombar, a L4. A lesão resultou na paraplegia dos membros inferiores. Nascida em Pinhão, mas criada em Campos Novos, em Santa Catarina, Aline Rocha iniciou sua vida no esporte em uma associação para pessoas com deficiência em Joaçaba, em 2010, aos 19 anos. Seis anos depois, ela já estava competindo mundialmente – não sob uma temperatura abaixo de zero, como agora, mas sim no calor de 40°C do Rio de Janeiro."

Aline vai competir na modalidade de esqui cross-country!

       Agora, é torcer para que ela nos represente bem o Brasil na modalidade!


Euclides Riquetti

04-03-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!