domingo, 17 de março de 2024

A perda de popularidade do Presidente Lula

 

                                          Créditos - Carta Capital

       Dois importantes institutos divulgaram os resultados de pesquisas de avaliação do desempenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste seu terceiro mandato. Atlas e Ipec apresentaram resultados parecidos, ambos mostrando queda na popularidade e na capacidade administrativa do Presidente. Os tempos mudaram e, embora uma grande rede  de televisão brasileira ainda tenha enorme influência na formação da opinião da população brasileira, há uma diversidade de canais de informação muito maior do que havia há duas décadas, quando do primeiro mandato do Presidente.

       A comunicação atual anda em muito maior velocidade, canais do youtube proliferaram-se, influenciadores de direita são em número bem maior do que os  de esquerda, e a economia, fator essencial na avaliação de desempenho de um Governo, não está tão bem quanto este diz que está. Some-se a isso alguns posicionamentos de Lula nas suas falas, principalmente durante as suas muitas viagens, e se verá um ser que está se matando pela própria boca. Enquanto isso, o ex-presidente, considerado inelegível no momento, Jair Messias Bolsonaro, por onde anda é muito aplaudido pela população. Até mesmo em redutos eleitorais seus, Lula está perdendo prestígio, bem como dentre as pessoas com baixa fonte de renda. A assessoria petista está avaliando a , e o próprio Presidente está empurrando seus ministros a trabalharem e divulgarem o que têm feito.

       Todos sabemos que Lula é muito gastador de dinheiro. A arrecadação sobe e ele comemora, mas o Tesouro Nacional parece ser-lhe um saco sem fundos, As suas referências a Israel e a Faixa de Gaza, à Guerra da Rússia contra a Ucrânia, e aos conceitos de “democracia” que tem com relação ao comportamento do Presidente Maduro, da Venezuela, o têm colocado na parede diante de jornalistas em suas entrevistas. Enquanto isso, o ex Bolsonaro é recebido com aplausos e abraços onde quer que vá. No meio de agropecuaristas, navega com tranquilidade. Enquanto o Governo comemora o crescimento do PIB, é sabido que o agronegócio apresenta um desempenho de 11 por cento de crescimento, enquanto que setores industriais que têm o apoio e a simpatia oficial estão estagnados.

       Acidentes com equipamentos agrícolas continuam a ceifar vidas em nossa  região do Meio-Oeste Catarinense – No último sábado, Lucimar Botari, meu querido ex-aluno na Escola Prefeito Sílvio Santos, em Ouro, casado e pai de um casal de filhos, perdeu a vida no interior de Campos Novos, ao tombar sobre si seu trator agrícola. Conduzia o veículo com apenas três rodas, sob chuva, para que pudesse chegar até sua casa e providenciar o seu conserto. Lamentável e sentida a sua perda, por tratar-se de pessoa bem vista em Capinzal e Ouro, um cidadão muito carismático e trabalhador. Infelizmente, a falha humana ou o descuido têm levado muitas pessoas a perderem a vida no trabalho da atividade com a agricultura mecanizada, que é nossa realidade de hoje.

       Quem serão os candidatos a vice-refeito em nossas cidades? – Muito se fala em possíveis candidaturas ao cargo de Prefeito Municipal nas cidades de nossa região. Mas pouco se fala em candidaturas a Vice-Prefeito. No momento, a conversa em Joaçaba se volta para a possibilidade de Otávio Calliari Filho, o Tuti, atual Vice, ser candidato na chapa encabeçada por Juliano Pedrini. Podem ter certeza de que é uma composição que dá muita liga. Um evento político importante, em Joaçaba, acontece neste dia 14, às 19 horas, numa das salas do Hotel Joaçaba. Figuras de expressão do PSD do Oeste praticamente farão o lançamento da candidatura de Juliano Pedrini para a Prefeitura da cidade.

      A inteligência artificial generativa – O emprego da IA é o principal assunto em termos de promoção de candidaturas, ou de destruição de adversários, nas eleições municipais de outubro deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral está tentando lidar com as normativas de seu emprego nas campanhas eleitorais. É uma questão difícil. Com relação às notícias falsas, de uma maneira ou outra as fofocas e o uso devido sempre existiram, desde ainda antes do advento da Tv e da internet. Acreditar ou não no que se  ouve e vê é uma questão de cada um. Cegar-se por conveniência ou ventrilocar por algum interesse está na capacidade interpretativa de cada eleitor e cada candidato. Num país onde mais de metade dos jovens em idade escolar para frequentar o Ensino Médio não está presente nas escolas, é fácil enganar os  outros.  Enquanto o TSE anda na lida com a IA simples, a IA generativa vai avançando. É a tecnologia que avança, vorazmente, nos diversos campos da atividade humana. Pesquise sobre IA generativa. Você vai precisar entendê-la também!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba SC - em 14-03-2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!