terça-feira, 16 de outubro de 2012

TRIBUTO A IVO LUIZ BAZZO


          Na última quinta-feira, ao entardecer, perdemos uma pessoa que marcou forte presença na História do Município de Ouro, o Ex-prefeito Ivo Luiz Bazzo. O “Seu Ivo”, como era conhecido, era um apaixonado pela sua e nossa cidade. Entusiasta, em suas conversas com as pessoas costumava enaltecer a história dos que  construíram nossa história, e de alguns episódios importantes de que fora protagonista, tendo, inclusive, ido “para a cadeia”, por defender os colonos que falavam o dialeto italiano, após a Segunda Guerra Mundial. Quando jovem, era bastante engajado na defesa das pessoas que julgava perseguidas, comprando as dores destas com facilidade.


          Ele e seus irmãos tiveram que assumir as responsabilidades da casa de sua Mãe, Dona Lúcia, ainda  jovens. Família numerosa, jamais  perderam o rumo, solidificaram os laços entre mãe, irmãos e descendentes, viveram sucessos e adversidades, mas mantiveram-se solidaria e estritamente vinculados. Casou-se com a Dona Iracema Maestri, sua esposa e companheira de todos os dias e de todas as horas. Sua casa sempre foi um reduto de todos os descendentes da Dona Lúcia. Por décadas, tinha um campinho de futebol no terreno, em meio às muitas árvores frutíferas, onde seus familiares reuniam amigos para jogar aquele bolinha esperta nos finais de tarde e de semana.


          Político muito sério, ocupou  funções públicas no Município de Capinzal, na Administração de Horácio Heitor Breda. Um episódio forte e importante, na época, foi trazer a sede da Prefeitura do Município de Capinzal para o Ouro, tirando-a do Edifício Sanalma e instalando-a onde hoje funciona a Câmara Municipal, trazendo os pertences do Município numa carroça. Vejam bem, a sede do Município de Capinzal ficou funcionando na Distrito de Ouro, coisas da época, uma das muitas em que Bazzo foi protaginista.

Em  1962,  atuou  fortemente para a emancipação do então Distrito de Ouro, que reivindicou o direito de ser um município independente, o que acabou acontecendo em 23 de janeiro de 1963, pela Lei Estadual nº 870. Mas sua instalação ocorreu somente em 07 de abril do mesmo ano, dia da UDN – União Democrática Nacional – seu partido, com a posse do Prefeito interino Nelson de Souza Infeld.  Aliás, encontrei o o Dr. Nelson, hoje desembargador aposentado e fazendeirto no interior de Zortéa, poucos dias antes da partida do Sr. Ivo.  Faz compras num supermercado aqui em Ouro, seguidamente.  

          Bazzo foi Prefeito em Ouro por duas ocasiões: de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973, tendo como seu Vice Saul Parizotto.  E,  de 01 de fevereiro de 1977 a 01 de fevereiro de 1983, tendo como Vice Sérgio Riquetti. Foi um gestor público de grandes realizações, administrando com austeridade e severidade os  recursos públicos.


          O lema de governar de Ivo Luiz Bazzo era: “Fazer o que se pode com o que se tem”. E, segundo esse princípio, executava aquilo que o dinheiro permitia, sem realizar endividamentos, em tempos que não existiam ainda as emendas parlamentares. Para as obras, buscava recursos através de parlamentares junto ao Governo do Estado, tendo tido apoio do Deputado Nelson Pedrini e por último de Gilson dos Santos.

          O Seu Ivo foi quem me estendeu a mão quando cheguei em Ouro, em 1980, muito descrente de muitas coisas. E foi meu Padrinho Político, culminando com minha eleição para Prefeito, em 1988. Suas orientações éticas sempre me ajudaram e guardo em mim seus princípios e conselhos. Quando fui seu secretário, a partir de dezembro de 1980, vi o quanto ele era sério. Para mandar uma carta para uma Senhora, em Vitória da Conquista, Bahia, que cuidara de seu pai, fazia questão de que fossem utilizados envelopes que ele comprava e nos dava o dinheiro, que retirava delicadamente de sua carteira, para pagar o Correio.
        

          O Seu Ivo nos  deixa também a imagem de um homem realizador, grande líder político, excelente exemplo como esposo, pai, filho, irmão, avô e  bisavo, e um cristão de Fé e boa índole. Com muitos amigos.  E  nosso Amigão. Amigo de verdade!

          Um político de palavra, Bazzo era  firme e resoluto em suas afirmações, mesmo que tivesse que desagradar a interlocutores.

         Queremos registrar nossa homenagem ao mesmo, pelo que representa em nossa História, pelo que representa para a família dele, para minha família também.

Euclides Riquetti
16-10-2012


   

     

2 comentários:

  1. Parabéns Euclides, nas suas palavras teu define essa pessoa fantástica que era e sera sempre Seu Ivo.Me sinto parte desta familia, pois o meu pai que esta com seus 81 anos moro por muito tempo com seu Ivo. Levo os ensinamento do seu Ivo ate hoje. e me lembro quando ele dizia: Contessoto não podemos nos envergonhar de ser honesto.

    ResponderExcluir
  2. Os assuntos inseridos no teu blog são excelentes. Fiquei emocionado ao ler alguns temas. Parabéns Mestre Euclides.
    Boa noite.
    Paulo Eliseu Santos.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!