quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Identidade Visual de Nossas Cidades

          Você poderia me dizer que elemento identifica a cidade em que nasceu ou onde mora?  Há, por acaso, uma  fotografia que, quando alguém  vê, permite identificar sua  cidade?  Difícil, né?   Penso que isso ocorre porque não há a devida preocupação com esse item importante para a sua divulgação.  Além disso, mais do que ter significação para os seus cidadãos, deve tê-la para potenciais visitantes, que ajudam a mover a economia local. Investem-se recursos na propaganda do nome da cidade, sem muitos resultados, quando a identidade visual pode proporcionar uma divulgação com pouco custo.  Publicitários e designers criam marcas, logos,  para a identidade visual das cidades, como fazem para caracterizar certos eventos. Mas estas, dificilmente emplacam.

         Mas somos unânimes em identificar algumas cidades ou países  do mundo  que têm algo bem característico,  e que isso está aliado ao seu aspecto histórico ou  mesmo por qualquer outra convenção. São muitos os exemplos:

          O Coliseu (Colosseo),  identifica facilmente, Roma., na Itália. O Templo de Atenas, a Capial da Grécia. A Ponte Hercílio Luz, Florianópolis. A torre Eiffel, Paris. Um cidadão de bigode, com um chapéu de confeiteiro ou cozinheiro  na cabeça, Portugal. Uma ponte com o Empire States ao fundo, e a Estátua da Liberdade,  Nova York. Buenos Aires tem a sua Casa Rosada, de cuja sacada Evita Perón falava aos descamisados.  Amsterdam, ou a Holanda, tem  os Moinhos de Vento e as Tulipas Vermelhas. Veneza,  as pontes arcadas sobre as águas,  e as gôndolas.  Londres, a torre da ponte o fog, as edificações sobre o Thames. O Kremlin, a Rússia.

O Pão-de-Açúcar, o Maracanã, o Cristo, identificam nosso Rio de Janeiro. As carataras com um mirante, Foz do Iguaçu. Brasília, tem o conjunto da Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, todos ali, bem projetados e articulados pelo nosso centenário Oscar Niemeyer. São João del Rei, suas Igrejas. Salvador, o seu Pelourinho. Treze Tílias, nossa vizinha, tem todas aquelas casas tirolesas. Blumenau, as construções em enxaimel, próximas do Rio Itajaí-açu. Joinville, a  Rua do Príncipe, com suas imponentes e históricas palmeiras. Ponta Grossa, com os arenitos de Vila Velha. Manaus tem o seu Teatro Nacional, majestoso, imponente. União da Vitória, a ponte com arcos, construída em 1944. Irani, tem seu monumento ao Contestado.

          Não estou falando de identificações através somente de algumas edificações, como o caso de São Paulo, com sua Catedral da Sé. É mais fácil identificar São Paulo ou Rio de Janeiro?  Caxias do Sul, tem um monumento ao Colono/Imigrante, mas são poucos que sabem dele. Porto Alegre tem o Parque Farroupilha, a Usina do Gasômetro, mas é difícil que alguém, no mundo, a identifique por estes bens. Curitiba, algo que me  marca é a Ópera de  Arame, mas, segundo uma amiga, é o Jardim Botânico,  embora tenha seu zoológico, o Teatro Guaíra,  e diversas edificações históricas, como a da Universidade Federal, no Centro.

          Capinzal tem a Igreja Matriz e, junto com Ouro, a Ponte Pênsil. Joaçaba, a catedral Santa Terezinha e o monumento a Frei Bruno.  E nossas outras cidades têm o que para chamar nossa atenção?

          Agora, pense e me diga, leitor (a), que outra cidade, quando você vê uma imagem dela na TV ou uma foto na revista ou jornal,  já fica sabendo qual é?

          Ter algo que se apresenta como a característica visual  de uma cidade, algo que realmente a identifique, que não seja uma produção de mídia,  ajuda muito na sua divulgação. E para atrair turistas e, com isso, movimento na economia.


Euclides Riquetti
28-11-2012


         

         

Um comentário:

  1. Ouro num tem nada,nem telefônica,hospital,rodoviária,forum,.Capinzal tem até a zona azul.Porque não fazem a zona aí,mas coloquem outra cor.ex.zona quadrada,zona cor de ouro 15 km longe da mina,

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!