domingo, 16 de dezembro de 2012

Corínthians, Campeão Mundial!


          O Eporte Clube Corínthians Paulista acaba de sagrar-se Campeão Mundial Interclubles de Futebol, no torneio organizado pela Fifa, no Estádio Toyota, Japão.

         A conquista corinthiana é uma conquista brasileira. O futebol brasileiro, de desempennho sofrível nas competições internacionaios nos últimos anos, precisava redimir-se. E isso aconteceu hoje, quando o árbitro apitou o final do jogo. Jogo bem disputado, que teve o ápice quando Jose Paolo Guerrero Gonzales, nascido no primeiro dia de janeiro de 1984, em Lima, no Peru, fez balançar as redes do Chelsea, o grande clube Inglês, pelo qual atuam três brasileiros em nível de seleção: David Luíz, Ramirez (que foi revelado no Joinville), e Oscar, que só entrou na etapa derradeira do jogo.


          Quando Paolo Guerrero, aos 23´ do segundo tempo, marcou o tento brasileiro, o time ganhou muita moral. O peruano viajou como dúvida por suas condições físicas/clínicas para o jogo, recuperou-se,  e foi o grande herói corinthiano na conquista. O time brasileiro vinha jogando certinho e o goleiro Cássio fez defesas portentosas. (Aliás, esse já tirou meu Vasco de uma possível  final de Libertadores e ainda de um título do Campeonato Brasileiro). Cássio tem mostrado muita frieza nos jogos.

          Tão logo saiu o gol, imaginei como estariam felizes alguns amigos meus como o Negão Esganzela, o Edvino Dacás, o Sílvio Scalsavara, o Carmelino Nora e o Aírton de Oliveira, dentre outros. Conrinthianos da gema, não da ocasião. Acho até que foi o Edvino que influenciou o Scalsavara a ser torcedor do timão. 

          Quando o clube brasileiro marcou seu gol, falei para a esposa: Em menos de um minuto começa o foguetório. Meu vizinho Zé Corinthiano começou seu espocar, ali perto de sua empresa, a Incoplastic, em Joaçaba. E, a expulsão de Garry Cahill, aos 44´, dava garantia de que o Conrínthians seria o vencedor, mesmo com os ainda  4 minutos dados como prorrogação. 

          O terinador Tite, que na outra vez que foi treinador do clube foi vaiado e quase espencado  por bobos torcedores, é o principal credor desse título e dos outros que têm sido conquistados. Andres Sanches, Ex-presidente, traçou com competência os rumos da agremiação, que agora está construindo seu estádio, tem patrocinadores fortes, e vira uma potência mundial do futebol.

          Pouco conhecido fora do Brasil, o coringão vai abrir suas fronteiras como fez o Santos, na época de Pelé e, depois, na geração Diego/Robinho.

          Este vascaíno/palmeirense precisa parabenizar a grande nação corinthiana pela grande conquista. Comemorem, você merecem!

Euclides Riquetti
16-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!