sábado, 5 de janeiro de 2013

Rui Maliska - mais uma perda lamentável...

          Às vezes a gente fica sem jeito para dizer o que se quer. Ou se vê na situação de que se deveria calar. Mas, dividir com os outros o que se sente também é uma necessidade premente no ser humano. E, neste momento, acabei de receber a notícia de que o Rui Maliska deixou nossa vida terrena. Fomos vizinhos na infância, lá no Ouro, quando ele morou no casarão construído pela família Penso, na Rua Pinheiro Machado. É aquele casarão amarelo com janelas azuis, imponente, onde moram hoje a Helena Antunes de Souza e sua mãe. Olhando de Capinzal para o Ouro é o casarão que mais nos chama a atenção. Depois,  eles foram morar numa casa ao lado, que seu pai construiu. Ele não tinha mais a mãe.

          Lembro-me de quando a mãe dele faleceu. Ele era bem menino. Ficou arrasado.  A Gráfica imprimiu convites para que as pessoas pudessem participar da celebração religiosa de sua despedida. Fomos com alguns colegas de casa em casa entregá-los. A cidade ficou de extremo luto porque ela era ainda jovem. A família do seu José Masliska Sobrinho tinha ótimo conceito perante a comunidade. Muitas pessoas foram despedir-se dela, pois era muito querida por todos.

          Quando nos tornamos vizinhos, ele deveria ter uns 8 anos. Brincávamos numa serragem de madeira que havia sido depositada na rua, perto da casa em que ele viera morar. Jogávamos bola com um bola de plástico junto com outros meninos. Também desenhávamos no chão, fazíamos algumas coisas que uma cidade devesse ter. E ele falou que iria fazer um estádio. Eu não sabia  o que era um estádio e ele me disse que era um campo de futebol com arquibancadas. Lá em Capinzal havia um campo de futebol. Disse que não era mais estádio porque tinham desmanchado a arquibancada. Mas ele disse que construiria um estádio, então. Ele sabia que existia o Maracanã, seu pai lhe falara.

         Nossas brincadeiras eram respeitosas, ele era muito bem educado. Ia para o Colégio com calça cáqui e camisa azul turquesa. Era um menino aplicado, estudioso, simples. Lembro quando ele e o Aliomar vinham abastecer seu carro no Posto Esso. Cabelo comprido e calça boca-de-sino. Costumavam ir para Piratuba, que era o principal destino dos jovens nos sábados à noite.

         Depois tomamos rumos diferentes, cada um buscando uma cidade para estudar. Adiante, já atuando em nossas profissões, ele dentista e eu professor, nos reencontramos. Ele costumava, nos últimos anos, ir a pé para o trabalho. Também fazia camninhadas na área de Lazer, em Capinzal. Na última vez que nos encontramos, lá, disse-me que havia lido uns poemas meus que foram publicados em jornal e que ele tinha o desejo de escrever um livro. Tinha sua opinião sobre as coisas, bastante sensibilidade. Era avesso às badalações. Incentivei-o a que escrevesse seu livro.

          No segundo semestre do ano que findou começaram os rumores de que o estado  de saúde dele era muito grave, fora tratar-se em Florianópolis. Os irmãos o estavam monitorando. Falei com um deles aqui em Joaçaba, ele disse que estavam bastante otimistas com as possibilidades de ele se recuperar. Neste início de ano amigos me disseram que a situação estava crítica. Agora, a notícia de sua partida...

          A partida de pessoas como ele, prematuramente para os tempos atuais, é sempre muito sentida. Mas, para os que ficam, ele deixa lembranças muito singelas. Foi correto em seu trabalho, para com as amizades, para com sua cidade. Era muito querido pelos seus familiares e pelas pessoas de suas relações. Capinzal e Ouro estão de luto. É mais um amigo que se vai...

Euclides Riquetti
05-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!