quarta-feira, 31 de julho de 2013

As mais recentes considerações do Amílcar

          Liga-me o Amílcar - "Ô, Riquetto!  É o Amílcar. Como que tá o amigo? Passando muito frio ali?"  Respondo que o frio veio tarde, mas muito forte, que matou até os caxis que vieram fora de época, as flores das pereiras, que foi de arrepiar até os cabelos de quem não os tem, como eu.

          "Ma óia, aqui pros lado de Palmas foi muito triste. Coitado dos cortador de erva. Passarum as deles. E em General também. Acho que no Porto num foi diferente.  E nós tinha muitos pedido, muitas incomenda e intón até fumo junto tirá as rama. Ma que tava frio, isso que tava. De fazê o suor virá bolinha de gelo antes de chegá no chão".

          Sempre é uma alegria ouvir o Amílcar. Dei corda pra ele, gosto de escutar suas histórias ricas em detalhes, embora queime muito capim com chuva.  Conversa vai, conversa vem,  lembrei-o de uma vez que fomos jogar futebol num campo que havia ali em União da Vitória,  quando estavam construindo a ponte sobre o Rio Iguaçu. A gente vinha lá do centro, com dois fuscas,  com seis jogadores espremidos em cada um. Passávamos a ponte dos arcos e depois seguíamos pelas bandas da chácara dos Camargo, até o campinho. Na ponte lá perto do bordel, lá pra baixo dos areiais. Jogavam os funcionários da Proenge, onde trabalhava o colega Osvaldo Bet, e nós íamos para ajudar a compor o elenco. Os adversários eram uns peões lá do Rio Jangada. Nem um torcedor. Apenas dois times, poucos reservas que era pra ninguém reclamar de ter que ficar no banco. A Proenge era uma empresa fiscalizadora das obras da Rodovia BR 476.

          "Ma claro que me  alembro, Riquetto. Vocêis querium que eu jogasse de golero porque eu era grandón. Ma eu dizia que num tinha muita prática na defesa e acabava jogando na linha. E agora tenho que te contá uma: daquela veiz que as ropa aparecerum todas ennozadas, fui eu que dei os nó. Tinha onze jogador e bem eu que tive que dá o lugar pro reserva no segundo tempo. Quando vocêis tavum distraído jogando, eu dei os nó nas ropa. E ainda apertei bastante. E disse que quando saí do campo as ropa já tavam com os nó. Eu me segurava pra não ri..."

          Tive que rir diante daquela confissão. Lembro da confusão no final do jogo, quando fomos nos vestir,  a as pernas das calças estavam  amarradas, as mangas das jaquetas também. E com o frio, pressa de vestir-se e ir para casa.

           Pergunto-lhe como viu a vinda do Papa para o Brasil, e ele foi lascando: "Ma tchó, sabe que gostei muito desse Papa. Non tem  mordomia, disse que o Papa é Argentino ma Deus é brasilero e eu achei muito ingraçado isso. Também me emocionei que ele abraçava as criancinha e as véia. E fiquei  muito contrariado cum aquelas muié que forum lá com as têta de fora pra protestá. Uma pura falta de repeito co Papa e cum nós que somos pessoa de bem. Nem os cachorro gostaro disso. O Brasil tá ficando uma perdiçón. Veja que amanhan é o dia do orgasmo".


          Falei que concordava com ele, que senti em Francisco um grande exemplo de humildade, um líder que vai implantar muitas coisas boas na Igreja Católica e que foi muito justo e habilidoso aos convidar os líderes das outras religiões para participarem de uma celebração e conversarem sobre a importância  de as religiões atuarem unidas em seus objetivos de evangelizar. E que, dia do orgasmo, para quem pode, é qualquer dia. Ele concordou comigo...

          Depois falamos de amenidades e banalidades, mais destas do que das primeiras. Disse-me que mais tarde iria com o genro fazer umas entregas de erva em Pato Branco, que lá é um lugar onde tomam muito mate amargo. Perguntou-me se eu precisava de uns quilos de erva e eu disse que já tenho minha Charrua aqui, que tomo meu mate até quando estou escrevendo meus textos.

          Marcamos para nos encontrar ainda neste ano, quando eu for para Porto União. Possivelmente vamos almoçar junto em General Carneiro, quer que eu conheça seu netinho. Convencido, me diz que o neto  é bonito e inteligente como o nono...

Euclides Riquetti
31-07-2013

Um comentário:

  1. Ache lindo...e engraçado....vc é muito bom amigo!!
    "Parabéns"
    ivone

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!