Sabe, leitor, quando você sai de casa no domingo para um almoço e ao voltar para casa pode dizer que valeu a pena?! Pois sim amigos, fomos ontem almoçar com os amigos e paraatletas da Associação Regional dos Atletas com Deficiência - a ARAD, evento que aconteceu no galpão da Associação dos Moradores do Bairro São Vicente, em Herval d ´Oeste. É um espaço físico que tem muita semelhança com o do CTG de Capinzal, localizado na Área de lazer Dr. Arnaldo Favorito. Construído em estrutura de madeira roliça, a diferença consiste em que o de Herval não possui paredes laterais. Muito espaço para estacionamento, igualmente à margem esquerda do Rio do Peixe, com um campinho de futebol suíço logo ao lado. A mesma distância do mesmo rio. Muitas árvores, deliciosa sombra, paisagem encantadora.
O Costelão da Arad estava uma delícia! Comandados pelo mestre Antônio Zulian, os churrasqueiros fazem do assadouro uma casa de artes em que preparar o costelão e a carne de leitão passa por todos os rituais, desde os cortes, passando pelo assar e chegando até o buffet, trazendo aquele aroma que atrai todos os passantes da redondeza. O outro Zulian, Luiz Carlos, e o Jardelino Danielli, que lideram a comunidade, fazem sua parte com maestria, cuidando da organização geral. Uma equipe de senhoras, na retaguarda, garante que tudo saia de maneira perfeita, Parabéns!
Ao chegarmos ao local, fomos recepcionados pelas amigas Eva Maria da Fonseca e a Meri Nunz, e logo pudemos abraçar nossa parceira de nossas novas jornadas por aqui, a educadora Josefina Boscia.
Com muita simpatia e a capacidade de atenção que lhes é peculiar, receberam-nos o treinador Fernando Orso e a paraatleta e Presidente da ARAD, nossa medalhista Aline Rocha, e a Maristela Orso, mãe do Fernando, sempre presente, o que faz já há oito anos. Também abraçamos a Aline Valmórbida e sua mãe e protetora Dona Irani Noel. Revimos o Daluan, o Valdir, a Regina, a Nádia e o marido, e outros. E, na sequência, fomos revendo todos os nossos queridos paraatletas, cada uma lá fazendo sua parte, todos receptivos, dóceis e simpáticos.
A forma como a ARAD vem crescendo e a força de seus componentes é surprendente. Começaram do nada, com a Maristela transportando paraatletas em seu próprio carro, mas hoje estão-se estruturando melhor do que muitas entidades que apenas sugam dinheiro do Poder Público. A comunidade os apoia porque sabe da seriedade com que os líderes estão conduzindo a educação e os treinamentos dos integrantes.
No aspecto técnico, a entidade vem preparando seus atletas para os PARAJASC 2013, que acontecerão na pista olímpica do Clube Comercial, aqui em Joaçaba, de 22 a 27 de outubro, e vai particiar nas modalidades de atletismo para pessoas com deficiência física, masculino e feminino, bocha paraolímpica e atletismo para deficiente visual masculino. O projeto "Pequenos Guerreiros" vem atendendo 9 crianças com deficiência física e 3 com deficiência visual de nossa região. Os deficientes visuais estão, agora, sendo integrados como atletas.
Ora, como é bom poder dizer que passamos momentos agradáveis e prazerosos ali, conhecendo novas pessoas, revendo antigos amigos e fazendo novos deles. E, estar presente, sentir que eles também ficam contentes com a presença de 400 pessoas que foram lá para prestigiá-los, partilhar de sua alegria e satisfação, ouvir os causos que nos contam, é, mesmo, muito gratificante. E ver que a Associação dos Moradores do Bairro São Vicente fez uma parceria "bem camarada" com nossos paraatletas para que o evento acontecesse, possibilita-nos ver que há muitas pessoas em que o sentimento de fraternidade e o calor humano dizem muito mais do que o dinheiro.
Um grande abraço a todos os paraatletas da ARAD!
Euclides Riquetti
07-10-2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!