quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nossa Senhora de Lourdes - Sempre em Nossa Vida

          Comemoramos, nesta terça, 11, os 156 anos da primeira aparição da Virgem Maria a três meninas na Gruta de Massabielle, menos de 2 Km fora da cidade, em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro de 1858. Bernardette Soubirous, 14 anos, tinha ido com uma irmã e uma amiga buscar lenha para vender a fim de ganhar um dinheirinho para comprar pão quando a Virgem lhes apareceu.  Até hoje, a Santa cuja imagem se apresenta com uma túnica branca com bordas douradas, um manto azul e uma rosa amarela em cada um dos pés, é venerada no mundo todo.

          Sou devoto de Nossa Senhora de Lourdes, tenho uma imagem dela aqui em casa, acredito nela desde minha adolescência, quando tive um irmão doente, com febre que não baixava dos 42 graus e meu pai fez uma promessa à mesma.Ele salvou-se, meu pai cumpriu a promessa, que não vou colocar a público. Mas meu pai era religioso convicto, muito devoto da Santa. Chegou ao noviciado, ao Curso de Filosofia no Seminário São Camilo, em São Paulo, onde chegou a usar batina. Felizmente, para mim, por desavenças com seu colega Albino Baretta, que se tornou padre, abandonou o Seminário durante a Segunda Guerra Mundial e eu estou aqui escrevendo para vocês lerem. (A desavença é que ele deu uma marretada no dedão do pé do colega e jorrou muito sangue, arrebentou até a unha. Teve que fugir para não ser expulso. Ainda bem que ele era nervosinho...)

          Nascemos, eu e minha irmã, Iradi Lourdes (Riquetti Ghidini), que mora em União da Vitória,  na comunidade de Leãozinho, então Distrito de Ouro, município de Rio Capinzal. Eu em 23 de novembro de 1952,  e ela em 09 de janeiro de 1954, com apenas 1 ano, 1 mês e 16 dias de diferença de idade entre nós.  Meu pai homenageou a Santa de sua devoção incluindo seu nome na composição do de minha irmã.

           Então fui morar com meus padrinhos, João e Rachele Frank, com quem fiquei até os 8 anos de idade, voltando depois à casa dos pais para começar a estudar. Vivi minha infância brincando e subindo os morros do Leãozinho. Aos domingos, íamos ao terço na Capela, que ficava menos de 300 metros da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Eu, o Valdecir Frank, os filhos do Danilo Pissollo, os do João Andrioni,  o Darcy Biarzi e um filho do Seganfredo, de nossa idade, costumávamos brincar na gruta e numa caverna ao lado dela. Desde a época ali está uma imagem da Santa que nos protege.

          O local é muito bonito e aprazível, é visitado por excursões de devotos, principalmente por Grupos de Terceira Idade. Há um riacho em frente do paredão rochoso, com uma ponte de madeira coberta sobre ele, uma obra simples mas que tem grande significação. Costumávamos brincar na ponte quando criança. Meus filhos, quando eram pequenos, fizeram o mesmo. Nós os levávamos para as festas lá e eles se divertiam. A Michele, quando íamos em lugares assim, costumava deixar-se cair na água propositalmente, molhava-se, deixando a Carol, o Fabrício e a Mirian fulois da vida, pois tínhamos que ir para casa antes da hora programada.

          Ao longo de minha vida, sempre roguei pela proteção de Nossa Senhora de Lourdes em todas as situações de perigo e adversidades. Tenho muita Fé nela. Acho que herdei isso de meu pai. Uma situação de confiança, de cumplicidade, de entendimento, de diálogo franco no pensamento, nas orações. Ter Fé é necessário para o Ser Humano, ele não pode ser um descrente, precisa ter uma religião, algo em que se apegar, algo que lhe dê um Norte de confiança e segurança.

          Por coincidência, vim morar em Joaçaba há cinco anos e meio, acima da Gruta de NS de Lourdes e no Bairro do mesmo nome. Não tenho explicações, mas tudo me levou a que asssim acontecesse, não por opção, mas pelas circunstâncias inexplicáveis.

          Salve Nossa Senhora de Lourdes - a Santa das Grutas - devoção de tanta gente no mundo, inclusive minha!

Euclides Riquetti
11-02-2014       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!