sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Amizades Verdadeiras - laços duradouros

          Celebrando, neste dia 14 de fevereiro, o Dia da Amizade! Tão importante quanto o Dia do Amigo, é o da Amizade. Afinal, o ato de cultivar amizades é uma habildiade, uma arte. É algo que torna você merecedor da confiança das pessoas. A Amizade, digamos, é uma substância de valor inestimável. Quem consegue angariar amizades, pelo jeito sincero de ser, é um merecedor da felicidade. Só por isso já vale a pena propor-se a travar conhecimento com pessoas e construir amizades.

          A convivência com pessoas  gera em nós a necessidade de diálogo e este é o caminho para que a amizade se efetive entre os seres. Demonstrações de amizades entre os humanos são muito comuns, e isso independe da idade que tenham. Até entre os animais ela é muito evidenciada. Seguidamente, verificamos que animais bem distintos, que teoricamente poderiam ser considerados inimigos, cultivam entre si a amizade. É comum vermos fotos e vídeos de gatos e cahorros convivendo pacificamente, estabelecendo entre si ações de respeito e ajuda mútua. O ser humano também se entrega à amizade com animais de uma forma surpreendentemente extraordinária.  A natureza, como se vê, é magnífica, mágica.

          Sempre tive facilidade em fazer amigos, tanto que nos lugares onde trabalhei e vivi,  fui aumentando meu leque de amizades. Desde minha infância no Leãozinho ou na Linha Bonita, (Ouro), até minha adolescência e juventude em Capinzal, fui aumentando meu círculo de amigos, dos quais ainda hoje guardo muitas lembranças e saudades. Sempre que tenho oportunidade, estabeleço contado com alguns deles, as redes sociais me permitem isso, o telefone também. Os estudos no Mater Dolorum, no Padre Anchieta, no Juçá Barbosa Callado, na Escola Técnica de Comércio Capinzal. O trabalho nos armazéns do Clarimundo Bazzi, do  Arlindo Baretta, no Posto Dambrós e no Ipiranga.

          Minha mocidade em Porto União e União da Vitória, quando estudei Letras na FAFI e trabalhei na Mercedes-Benz, ou mesmo quando lecionei no Yázigy e no Colégio Cid Gonzaga, mesmo que por pouco tempo, deixei muitos e muitos amigos. Hoje, quase quatro décadas depois, ainda lembro com muitas saudades de meus colegas e professores. Consegui restabelecer contato com alguns deles, que se espalharam pelo País, mas que hoje me comunico facilmente com eles, passando-lhe recados pelo facebook. Eventualmente, em passagens pelas duas cidades, visito alguns deles.

           Os anos em que morei no antigo Distrito de Duas Pontes, hoje Zortéa, logo após o casamento em União da Vitória,  me possibilitaram construir laços com os professores, com  meus alunos e meus colegas de trabalho. Vivíamos, alegremente, participando dos eventos da Escola Major Cipriano Rodrigues Almeida, da Capela de Santa Catarina e do Grêmio Esportivo  Lírio. E do trabalho na Escola e na Zortea Brancher, na época a maior indústria da microrregião. Vivenciamos educação, esportes,  trabalho, religião e vida social.

          A atuação como professor na  Escola Sílvio Santos, em Ouro; no CNEC e no  Mater Dolorum, em Capinzal, e na Prefeitura do Município de Ouro, onde fui Secretário em diversas pastas e, aos 35 anos Prefeito Municipal, também me permitiram conhecer muito bem as pessoas com quem convivi e guardo  muitas boas lembranças delas. As atividades na Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Capinzal;na Associação dos Professores de Ouro e Capinzal, e em diversas outras entidades, também me trazem ótimas lembranças. O futebol no Palmeirinhas da "Rua da Cadeia" (Ouro),  no Grêmio Esportivo Lírio (Zorte), no  Arabutã FC (Ouro e Capinzal), no Grêmio Navegantes, também foram somando amizades em minha vida.

          Agora, a convivência numa nova cidade, Joaçaba, uma vizinhança muito boa, o respeito mútuo, a alegria de escrever no Jornal Cidadela e no meu blog,  a de andar pela cidade, correr na Pista do Clube Comercial, caminhar pelas ruas da Cidade Alta e do Centro da Cidade, tudo isso me deixa contente.

          E, se chegamos até esta época de nossa vida somando tanta experiência e vivência, só temos que agradecer à Deus, à Família e às Amizades. Que deus nos permita continuar a fazer isso por muitos e muitos anos ainda.

          Salve 14 de fevereiro - Salve o Dia da Amizade!

Euclides Riquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!