domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pedes-me para fazer-te um poema

Pedes-me para fazer-te um poema
Mas não sei o que esperas de mim:
Um elogio, uma declaração de amor, algo assim
Ou uma promessa de felicidade sem fim
Mas não me dás as palavras,  nem me sugeres o tema.

Ora, ser poeta não é uma profissão:
Escrever poemas requer certas habilidades
Além de ter alguma sensibilidade
Como  sentir amor e sentir saudades
Ou fechar os olhos para sentir inspiração!

O poeta precisa enxergar mais do que com os olhos
O poeta precisa entender o que os outros não entendem
O poeta precisa desembaralhar os imbróglios
Encontrar as palavras que não se compram e nem vendem!

Ora, animar pessoas pode ser uma arte:
Mas não se pode iludi-las com horizontes risonhos
Nem alimentar nelas vontades e sonhos
Que não possam concretizar-se!

Pedes-me para fazer-te um poema de amor
Talvez uma declaração de uma paixão exacerbada
Ora, não te quero ver iludida, nem enganada
Só quero que tu sejas uma risonha flor!

Euclides Riquetti
23-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!