terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Joaçaba já respira Carnaval

          Joaçaba respira carnaval desde a semana passada, quando começaram a chegar à cidade as carretas trazendo 350.000 quilos de arquibancadas e camarotes. Doze carretas de materiais,  e dezenas de homens passaram o último fim de semana e as noites montando toda a ferragem na Avenida XV de Novembro, bem no centro da cidade. Tudo devidamente supervisionado pelo amigo Engenheiro Euclides Albuquerque, o "colorido". A estrutura  (tenda) para o Carnafolia, também já está montada na Praça da Catedral.

          Quem não vive toda a preparação da cidade para estruturar-se a fim de  receber os visitantes e para dar as condições de conforto e segurança aos integrantes das quatro escolas, não tem noção de  quanto as equipes de trabalho têm que esforçar-se para que isso aconteça. Tudo se sucedendo como o planejado. Aliás, se todas as entidades das cidades tivessem a organização e a sintonia que tem a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval  D ´Oeste, capitaneada pelo presidente Sérgio Giacometti, o Brasil seria uma maravilha.

          Três escolas ensaiam em cada noite,  e as quatro ensaiando na quinta-feira, com seu "ensaio técnico". Na segunda-feira, presenciei boa parte dos ensaios. Estavam lá a Acadêmicos do Grande Vale, a Aliança e a Vale Samba. Na terça, descansa uma delas e ensaia a Unidos do Herval. De forma que cada escola tenha garantidos três ensaios técnicos. Claro que os ensaios nas sedes das escolas já vem acontecendo desde o início do ano. E o trabalho nos barracões acontece durante o ano todo.

          Na segunda, uma grande número de populares nas arquibancadas para ver os ensaios. E os integrantes, aplicadíssimos. Nesses ensaios, primeiro e segundo casal, mestre-sala e prota-bandeira, alguns destaques  e as baterias. Nossas baterias não ficam a dever a nenhuma das escolas do Rio de Janeiro. Muita gente bonita ensaiando, a maioria já com roupas que identificam as escolas. Muitos usando as fantasias dos outros desfiles. Alguém que chega à cidade no momento, tem a impressão de que já é desfile oficial.

          Acompanho os desfiles de Joaçaba e Herval há pelo menos duas décadas. É formidável. Os jurados, já há muito tempo, são contratados no Rio  de Janeiro. As escolas procuram trazer sempre alguma pessoa famosa para brindar o público.

          Neste ano, as escolas que em outros anos já trouxeram Raul Gazola, Carol  Nakamura, Aitlon Graça,  Dado Dolabella, Rafael Zulu,  e muitos atores e atrizes, estão trazendo, neste ano,  Nando Rodrigues,  o Virgílio, de "Em Família" que defilará pela Aliança; Felipe Tito, o Wagner, que era o mordomo tatuado da Pilar na novela "Amor à Vida", e que no final acabou ficando com a Edith (Bárbara Paz), ex mulher do Félix (Mateus Solano), que vai desfilar pela Unidos do Herval. E a Vale Samba já trouxe e está  na cidade  Musa do Carnaval Paulista Mara Kelly (premiadíssima em São Paulo), e ainda Janaína Simões (de A Praça é Nossa - SBT), e Waleska Reis, Assistente de Palco de Rodrigo Faro, na Record.

          Mas quem faz nosso carnaval, acima de tudo, é uma equipe de pessoas dedicadas, que tira de seu tempo e muitos até de seu dinheiro para que nosso carnaval aconteça. Muita gente bonita, que põe seu talento, charme, elegância, beleza e gingado na Avenida do Samba, para garantir que nosso carnaval seja o melhor do Sul do Brasil!

Euclides Riquetti
25-02-2014
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!