segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ouro - 51 anos

     O município de Ouro está completando 51 anos neste 7 de abril. Foi emancipado pela Lei Estadual nº 870, em 23 de janeiro de 1963. Antes disso, a Câmara Municipal de Capinzal havia aprovado a emancipação. Dos vereadores da época, acho que restam dois, apenas: Lourenço Brancher e Benoni Viel, o primeiro advogado e empresário, o segundo proprietário das concessionárias "Auto Elite" e agropecuarista. Dois grandes amigos.

         Os dois foram muito generosos, na época, aprovando a concessão de equipamentos rodoviários e agrícolas para o novo Município, mas isso não se efetivou adiante. Inclusive parte das ações da Companhia Hidrelétrica Piratuba deveria passar para o município que estava despreendendo-se de Capinzal. Ouro levou junto os Distritos de Dois Irmãos e Barra Fria, esta na parte localizada à direita do Rio do Peixe. Em 11 de novembro do mesmo ano, Ouro concedeu "independência" a estes, que se tornaram, adiante, Presidente Castello Branco e Lacerdópolis.

          O curioso é que Ouro, embora emancipado em 23 de janeiro, só foi instalado em 7 de abril. Motivo: Dia do aniversário da UDN, o Partido que era pratigamente hegemônico em Ouro. Como do outro lado do rio, em Capinzal, havia muita força do PSD, grandes rivais, era conveniente para ambos a separação. Mas em Capinzal havia uma sólida base política do PTB, pelo que se constata.  Outra coisa que nos chama a atenção, é de que a Sede Municipal se situava em Ouro, no Distrito,  e não em Capinzal. Ali no prédio localizado ao lado da Prefeitura, onde funcionam alguns departamentos municipais, a Epagri e a Cidasc. O prédio fora comprado pelo Município de Capinzal junto à família Sartori. Na separação, Capinzal teve sua Prefeitura instalada em prédio alugado. Difícil de acreditar que a sede do município ficasse num distrito...mas era assim mesmo, coisas da política.

     Fato marcante é que as leis de emancipação foram aprovadas "no apagar das luzes" de 1962. Em documentário  que produzi, juntamente com a jornalista Vanessa Siepmann, tenho todos os detalhes da briga da emancipação, com depoimentos valiosos que gravei com algumas pessoas envolvidas: Ivo Luiz Bazzo, Antônio Maliska Sobrinho, Pedro Casemiro Zaleski e até Horácio Heitor Breda, já falecidos. E outros agentes que ainda vivem, dentre eles a Dona Noemia Sartori e o primeiro prefeito, nomeado interinamente, Nelson de Souza Infeld.  Tenho uma cópia do DVD que tem 42 minutos de gravações.

      A História do Distrito de Abelardo Luz, que se transformou em Distrito de Ouro e depois município, é muito interessante. Tenho-a toda registrada e vou deixar para meus filhos.

      Parabéns, Ouro, pelo seu aniversário.
    
Euclides Riquetti
07-04-2014

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!