quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jujubinha e a Festa do Pijama

          A Jujubinha anda nos encantando cada vez mais. E, muito esperta, nos desperta. Também agita o pedaço... Noite dessas nos enquadrou: "Hoje nós vamos brincar de Festa do Pijama. E você, Vovô, vai ser meu aluno novo. Aluno novo tem que se comportar e fazer tudo direitinho!"

          E, nessa de "aluno novo", coube-me ler historinhas para ela. Escolheu um dos livrinhos que ganhou da Vovó, cuja redação já sabe de cor e salteado, e falou: "Agora a profe Júlia vai mandar o aluno novo, Vovô, ler a historinha que escolheu. a, depois vai apagar a luz e todos vão dormir!"

         Li umas páginas. Eu iniciava e ela ia completando as frases já conhecidas. Depois, apagava a luz e esperava uns 15 segundos. Reacendia e, se estivéssemos acordados, ( o vovô, a vovô e a mama Ine...), nos repreendia, com autoridade. Deu-nos uma canseira, ela. Crianças são assim, sabem como nos enrolar. E nós aceitamos, passivamente, pois temos nosso interesse: divertimento!

          Pela manhã, quis fazer seu omelete: "Vovô, pegue dois ovos e lave bem porque as cascas podem estar contaminadas". Fiz isso e entreguei para ela. Quebrou-os num prato e mexeu-os. Pôs orégano e sal temperado, queijo ralado também. Falou: "Tem que misturar tudo!" E eu fui mexer para deixar no ponto, ela reclamou que eu não estava fazendo como tinha que ser. Deixei que terminasse e pus no microondas. Ela deliciou-se.

         Veio a hora de ir para a escola. No carro, vai olhando tudo, emitindo opinião. Num local, ao lado da rua, viu algo: "Colocaram um sofá no lixo! Deveriam ter colocado dentro do lixo. Não puseram porque era muito grande. Lugar de lixo é dentro do lixo!"

          E, então chegamos na Escola Girassol, aqui em Joaçaba, onde estuda: parada final... "Vovô, sabe a senha para abir o portão? E lascou: 001 ** ** * !" Dirigitei os oito dígitos e entramos. Veio o abraço da Maria Clara, o  oi! dos coleguinhas, o carinho da profe e lá foi ela enturmar-se, isso depois de pendurar a lancheira e a mochila no suporte onde tem o seu nome escrito...

          A Jujuba é um doce de menina. Meiga, está cada vez mais vivaz. Gosta de ler, escrever, fazer pequenos cálculos mentais. Estimulo-a a somar. Ela conta os carros, os postes, as pessoas. E eu formulo pequenas operações para ela ir calculando e me respondendo. Nos entendemos muito. Coisa que só quem é avô e tem netos entende!

Euclides Riquetti
30-07-2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!