Na segunda-feira, feriado aqui em Joaçaba, fui proferir uma palestra na UNOESC, em Capinzal, para uma turma de alunos da Universidade da Terceira Idade, envolvendo pessoas de Capinzal, Ouro e Zortéa. Tema: Política.
Planejei e executei as atividades com o tema "Organização Política do Estado Brasileiro". Um assunto com forte apelo no momento, em razão das eleições em nível estadual e federal que se aproximam. Foi uma oportunidade singular de rever muitos amigos, a maioria de longa data, das cidades onde morei. Gente que, pela vivência, conhece muito de política e de eleições. Pessoas que já foram tanto vitoriosos quanto perdedores ao longo da vida. Por conseguinte, conhecedores de muitas histórias e detentores de muita experiência e maturidade.
Depois de ampla exposição audiovisual, em que melhoramos nossos conhecimentos sobre as esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, simulamos, em nossas dinâmicas de trabalho, situações do rito político, como as convenções para a escolha dos candidatos a Presidente e Vice, Governador e Vice, Senador e suplentes, Deputado Federal e Deputado Estadual. Três partidos: Amarelo, Rosa e Azul.
Demonstrando muito conhecimento e habilidade em harmonizarem-se, cada partido escolheu seus candidatos. Depois do intervalo para o lanche da tarde, os candidatos aos cargos majoritários e ao Senado tiveram a oportunidade de exporem suas "propostas de governo". Os candidatos a Senador também apresentaram, de forma bastante simples, seus candidatos à suplência. E os eleitores conheceram também os candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. De uma maneira simples, mas bem desinibidos e comunicativos, transmitiram com maestria o seu recado.
De uma forma geral, as propostas se assentaram em melhoria das condições de saúde, educação, segurança pública e agricultura para o País, os estados e os municípios. Também melhorias na infraestrutura viária, nos transportes, nos repasses de nível federal aos estados e municípios, o incentivo aos jovens para o estudo em cursos técnicos como o SENAI e em universidades com ensino gratuito. O cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, o respeito à Constituição, a seriedade no trato com o dinheiro público, a implantação de ferrovias para reduzir o número de caminhões nas estradas também foram colocados como itens dos programas de governo deles A questão da redução dos valores das aposentadorias também foi apresentada, pois entendem os candidatos que o poder aquisitivo dos aposentados está sendo reduzido com o passar dos anos. De alguma forma, também, há séria preocupação com a situação dos hospitais, pois alguns estão em penúria e outros até fecharam as portas ao atendimento. Até houve proposta de que os municípios tenham, cada um, as suas próprias leis e sistemas de segurança.
Ora, bem podemos ver que em pouco diferem dos programas apresentados pelos candidatos nestas eleições, para todos os níveis. E, como os candidatos também são eleitores, é fácil de se perceber o que se espera dos administradores públicos para os próximos anos.
Foi uma alegria poder trabalhar com meus conterrâneos, gente madura, dinâmica, inteligente e divertida, que sabe muito bem o que quer. Parabéns a todos!
Euclides Riquetti
27-08-2014
Ora, se formos analisar bem,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!