domingo, 19 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Rosa de amor, de carinho, de solidariedade

          A Campanha "Outubro Rosa", vem angariando adeptos e apoiadores em todo o mundo. E, em cada ano, mais e mais  pessoas estão-se engajando nela, movidos pela sensibilidade para com o ser humano, em especial a mulher. Iniciada em 1990, em Nova York,  por ocasião da primeira "Corrida da Cura", difundiu-se pelo mundo e tem presença muito marcante no calendário brasileiro do mês de Outubro,  quando acontecem efetivas ações de saúde, preconizadas e organizadas por organizações comunitárias, com apoio de Instituições oficiais e privadas.

          Nas cidades onde vivi, Capinzal e Ouro, (onde a RFCC é presidida pela amiga Rosalva Maliska)  Joaçaba, Herval d ´Oeste e Luzerna (presidida por Vanda Freiberger), e Porto União e União da Vitória (presidida por Giórgia Passos Schwegler) , há extraordinária atuação das Redes Femininas de Combate ao Câncer. As campanhas que realizam, sempre em Outubro, procuram conscientizar  sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As voluntárias realizam um trabalho altamente meritório, em que cidadãs engajadas dedicam parte de seu tempo para promover a solidariedade e difundir conhecimento sobre o assunto e, em especial, incentivar a prática dos exames de mamografia e ultrassom para detecção de problemas  nas mamas. A campanha acontece neste mês, porém as ações são desenvolvidas nos 12 meses do ano.

          O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem elevada probabilidade de cura. Além disso, as mulheres que fazem parte da RFCCs, ajudam-se mutuamente e compartilham tanto as apreensões quanto o sucesso nos tratamentos. Por outro lado, a comunidade, em todas as cidades, tem entrado de cabeça na Campanha. Neste ano, aqui em Joaçaba, a Presidente Vanda Maria Freiberger tem liderado e incentivado a realização de eventos sociais, comunitários  e culturais para chamar a atenção para a Campanha da Rede. Esteve no Programa do Amarildo Monteiro, na manhã desta sexta-feira, 17, com sua companheira Carla Hoffmann, onde relataram, com muita clareza, sobre o que a entidade local tem feito, estendendo suas ações para os municípios vizinhos. Observamos que, em todas as cidades, os homens também estão participando diretamente da campanha, que até um passado recente estavam a cargo exclusivamente das mulheres.

          Atividades como o "Rock pro Rosa", que vai acontecer na Live Entertainment, em Joaçaba, reunindo os principais grupos de rock local, e a caminhada  deste domingo, são eventos que estão chamando muito a atenção, principalmente porque  os meios de comunicação estão oferecendo o merecido espaço à RFCC, que também conta com a parceria da OAB, CDL, SESC e das comunidade em geral. Já sentimos que isso está acontecendo também nas outras cidades. Neste ano, com a adesão de muitas entidades, a campanha está ganhando muito mais corpo.

            Nossas orações a quem precisa e os parabéns a todas as pessoas que estão ajudando as outras a encontrarem o conforto pessoal e ânimo de que tanto precisam.

Deus abençoe e proteja a todas!

Euclides Riquetti

19-10-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!