sábado, 17 de janeiro de 2015

A Jujubinha e seu suco de gelo...

          A Júlia está crescendo. No início de dezembro foi conosco para Canasvieiras. Movimentou o mar. Começou pela areia, fez os castelinhos e os buracos para por água, brincou nas ondas espumantes e, sobretudo, fez muitas amizades. E, também, comeu muito milho em espigas. E dizia: "Milho é comida saudável"

         Nas amizades novas, destaco a  Andressa, uma menina  de três anos, muitíssimo bonita, adorável. Morena clara, cabelos escuros e  encaracolados, olhos verdes, a alegria em pessoa. Alegria e simpatia. Filha adotiva de um casal de gaúchos que veio viver a aposentadoria à beira do mar. Uma família que transbordava amor.

           Ainda um menino e uma menina argentinos,  Santiago, 6 anos, e Catalina, 3, filhos da Valéria Ferreyra e do Andres, um casal jovem  das cercanias de Córdoba, com quem fizemos amizade. A Jujubinha, então, deu-se muito bem com o menino. Dividiam, com a Andressa, os seus brinquedos. Foi uma semana de muita alegria.

          De volta a casa, foi para a casa de sua Dinda, a Michele em Ponta Grossa, com a mãe Caroline. E houve aquele episódio do ônibus que não passou pela Rodoviária e elas levaram mais de 20 horas para chegar em casa, numa distância de 360 Km. A Jujuba chegou e foi explicando: "Vovô, eu fiz três pontos aqui porque caí da bicicleta lá em Água Doce. Também o ônibus não pegou a gente, então fiquei dormindo no banco da Rodoviária de Ponta Grossa porque eu tinha tomado um remédio e estava com sono." Deu-me um carinhoso abraço e foi para a casa dela dormir, pois o dia fora conturbado.

          Nos dias seguintes, brincou muito. Andou no seu patinete e gritava: "Taca-le pau, Marco Véio! Saiam da frente do Marco Véio!" Na piscina do Dez de Maio,  deu-se muito bem no tobogã infantil. Numa tarde, desceu mais de 100 vezes pelo mesmo. Ali, fez uma nova amiga, a Sofia, uma menina que veio de Florianópolis e está morando em Luzerna. As duas esbanjaram energia e vitalidade na água.

          Dada a inventar receitas de comidas, dia desses veio com essa: "Vovô, vou fazer pra você um suco de gelo. Fica bem bom!"

         Pedi-lhe que fizesse um para mim e ela foi fazendo: "Água, açúcar, uma forminha de gelo e limão. O suco é de gelo, mas é bom por um pouco de limão e açúcar para que fique muito bom.!"

          Provei de seu suco: realmente, estava uma delícia! E lembrei-me da tal sopa de pedras que o Pedro Malasartes  fazia em suas histórias... Parece que a sopa dele e o suco da Júlia têm muito em comum.

         Vou ficar uns dias longe da Jujubinha. Vou sentir muitas saudades de nossa indiazinha.

Euclides Riquetti
17-01-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!