terça-feira, 9 de junho de 2015

Turismo com amigos do SESC em Maceíó.

Chegamos em Maceió ao final da terça, 02. Destino: Hotel Pousada SESC Guaxuma. (Estivéramos em Alagoas há três anos e meio, num Cruzeiro com o navio Splendour of the Seas, da Royal Caribean. Um navio fantástico! Naquela oportunidade nos restringimos a algumas horas de passeio no city tour, apenas)  O hotel possui uma vasta área próxima ao mar, uma estrutura excelente, muito bem equipado. Os atendentes, todos muito simpáticos e atenciosos. A comida muito boa e gostosa, padrão SESC de qualidade.

Desta vez, fomos por transporte aéreo. Saímos do SESC-Joaçaba, em ônibus,  à meia-noite de segunda-feira,  em sete pessoas, rumo ao Aeroporto de Chapecó. Em Concórdia,  nos juntamos a outros 12. Em Chapecó, nos reunimos a outros 20, daquela cidade,  de Xanxerê e de São Miguel D ´Oeste. E ainda uma Guia Turística, a simpática e competente Tatiana Yamamoto Galindo, que veio de Florianópolis. Uma turma magnífica, de 40 pessoas. Voos para Florianópolis, Guarulhos e Maceió. Em algumas horas, todos perfeitamente integrados.

Divertimo-nos muito, fizemos amizade recíproca. Tocamos ideias, conhecimento, experiências e muitos sorrisos. Lá, fomos recepcionados pelo guia Francisco, um cidadão muito divertido e profundo conhecedor da história, dos costumes e dos atrativos turísticos de Maceió e adjacências. Durante 7 dias ficamos nas mãos habilidosas do motorista Nildo, um senhor muito simpático, que conduzia o ônibus no city tour e nos passeios.

Na quarta-feira rodamos pela cidade desde cedinho,  e fomos almoçar na Praia do Francês. Um lugar muito bonito, paisagens litorâneas indescritíveis, águas bordadas por areias e arrecifes. Em todos os lugares e em todos  os cantos a paisagem se colore ou com o verde dos coqueirais ou com o dos canaviais. Um muro natural de recifes, a cerca de 200 metros da praia, evita que ondas maiores venham eclodir nas areias, principalmente quando a maré está baixa. Isso permite que as pessoas brinquem, exaustivamente, dentro das águas salinizadas, sem qualquer perigo.  À noite fomos à Maikai, uma casa noturna em que se dança forró. Uma equipe de dança apresentou belas coreografias e o pessoal se divertiu muito.

Na quinta-feira fomos a Maragogi, na divisa com Pernambuco. Adentramos sete Kms no mar com uma cataramã e fomos nadar em piscinas naturais formadas entre recifes e corais. A água pela altura da cintura. Os peixinhos amarelos, com listras pretas, vinham brincar conosco, muito amistosos. Mordiam-nos e nos divertiam. Ao meio-dia almoçamos num restaurante cuja varanda dava para as águas do mar. Se o almoço na Praia do Francês foi decepcionante (pelo menos para alguns de  nós...) em razão da qualidade não ser compatível com o valor que nos foi cobrado, o de Maragogi foi excelente. Peixe ao molho de camarão com leite de coco. Aliás, tomamos muita água de coco em todos os lugares para onde fomos. Castanhas, cocadas, muitos doces e sucos com as frutas do local. Deliciosos e bem feitos!

Os três primeiros dias foram muito auspiciosos para todos nós. Sair de casa para conhecer novos lugares muito me anima. Gosto de observar e sentir como as pessoas são, conhecer a sua história, seus costumes. Isso é impagável.