sexta-feira, 10 de julho de 2015

A Morte do Doutor Jivago (Omar Sharif)

          Faleceu nesta sexta-feira, na cidade do Cairo, no Egito, o ator Omar Sharif, 83 anos. Sharif celebrizou-se por eternizar, nas telas do cinema, o Doutor Jivago, do filme homônimo, lançado em 1965.  E, em nossa juventude, vimos a película que era badalada nas telas dos cinemas do mundo todo. Era sucesso no Cine Glória, em Capinzal. O cinema lotava e o mesmo acontecia em Joaçaba. Todos queriam ver o filme que tinha como trilha o "Tema de Lara", grande sucesso nas emissoras de rádio de todo o mundo. Era opção indispensável nos clubes e boates. Sucesso n´ A Cabana e no Clube Primeiro de Maio, no Ateneu em Capinzal, ou no Floresta, em Ouro.

          Omar Sharif foi o primeiro ator de origem árabe a fazer sucesso no cinema mundial. Tem uma bela filmografia.. Mas, o filme pelo qual ficou mais conhecido é, seguramente, o Doutor Jivago, originalmente "Doctor Zhivago", produção norte-americana, em que contracena com Julie Christie, na época da filmagem com 24 anos, mas fazendo o papel da enfermeira Lara Antipova, 17. As cenas se desenvolvem, inicialmente, na Rússia, onde conhece, numa festa, o Doutor Jivago, interpretado por Sharif.  Casados, acabam se encontrando em uma guerra (Primeira Guerra Mundial - 1914-1918), em 1917, na Revolução russa,  numa missão em que ele é médico e ela enfermeira.

         Os acontecimentos se desenvolvem em clima de epopeia dramática, um drama permeado de muito romance. Ainda moça já rivaliza com a mãe, num caso de amor difícil. A atriz, belíssima, nascida na Índia, tem nacionalidade britânica. Com Sharif, egípcio, estabeleceram uma relação de amor de escassa possibilidade de êxito, mas... deixo para que você, leitor, leitora, busquem conhecer o filme e conferir pessoalmente, não lhes tirarei este prazer!

Omar Sharif atuou nos seguintes filmes em sua carreira:

"Um Castelo na Itália" (2013)
"Al Mosafer" (2009)
"Mar de Fogo" (2004)
"Uma amizade sem fronteiras" (2003)
"O 13º Guerreiro" (1999)
"O Ladrão do Arco-Íris" (1990)
"Os Possessos" (1988)
"Top Secret! Superconfidencial" (1984)
"Funny Lady" (1975)
"Juggernaut - Inferno em Alto-mar" (1974)
"O Último Refúgio" (1971)
"Funny Girl - A Garota Genial" (1968)
"A Noite dos Generais" (1967)
"Felizes Para Sempre" (1967)
"Doutor Jivago" (1965)
"O Rolls-Royce Amarelo" (1964)
"A Queda do Império Romano" (1964)
"Lawrence da Arábia" (1962)

Destaque para sua atuação como coadjuvante em "Lawrence da Arábia" e como protagonista de Doctor Zhivago. Omar Sharif faleceu neste 10 de julho de 2015, no Egito. Pessoalmente, tanto a música-tema quanto o filme, considero dos mais marcantes na arte do cinema e a da música em todos os tempos.

Euclides Riquetti
10-07-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!