quarta-feira, 8 de julho de 2015

Jogadores talentosos, mesmo que "idosos"

          Há um conceito que considero relativamente equivocado: o de que jogador de futebol é  "velho" quando chega aos 33 anos. Com 32, um jogador ainda é considerado em idade boa para a prática do esporte bretão. Aos 33, já  passam a considerá-lo "velho". Não cuidam de verificar o seu desempenho, nem sua biografia. Sobretudo sua condição física e a habilidade.

          Pessoas que sabem cuidar-se, que não se tornam dependentes de vícios, que cuidam de seu corpo e de seu espírito, podem, sim, praticar esportes, inclusive o futebol, mesmo que na faixa dos 40 anos. No entanto, aqueles que são desleixados nesses quesitos, além de encerrarem suas carreiras muito cedo, ainda acabam "na miséria", endividados, muitas vezes processados por ex-esposas que lhes cobram pensão. Quando não, na cadeia!

          Não vou me ater aos maus exemplos, a aqueles que se metem com drogas e álccol, que entram em confusão e até crimes cometem. Vou, sim enaltecer alguns atletas que acho que merecem:

          - Pelé, o maior ídolo da história do futebol brasileiro, parou aos 37 anos, em 1977, depois de ter feito 1.281 gols em 1.363 jogos em que atuou. Pelé começou em Bauru, jogou no Santos (teve uma pequena passagem no Vasco da Gama), na Seleção Brasileira sagrou-se tricampeão mundial, e jogou ao final da carreira no Cosmos, de  Nova York. Foi exemplo de vigor físico e capacidade intelectual. Tive a alegria de conhecê-lo pessoalmente, quando fui convidado pelos Diretores da Perdigão, em 1989, a passar algumas horas com ele e o ator Davi Cardoso, em Capinzal. Atencioso e simpático, só aceitava fazer propaganda de produtos de  que conhecesse o processo de produção e em que não era empregada mão-de-obra escrava ou infantil.

          - Rivaldo: Jogador escolhido como o melhor do mundo em 1999, jogou no Barcelona e outros clubes importantes. Foi revelado no Santa Cruz, de Recife. Está com 43 anos e é Presidente do Mogi Mirim. Nesta semana, depois de 16 meses de aposentadoria, voltou a jogar pelo clube. E foi o mastro na vitória sobre o Náutico, clube de Pernambuco.

          - Juninho Pernambucano: Está com 40 anos e parou de jogar aos 39. Talentoso, foi revelado no Sport Recife. Destacou-se no Vasco da Gama, no Lion, da França, e na Seleção Brasileira. Foi um dos melhores cobradores de falta da história do futebol mundial.

          - Zé Roberto: Profissionalizado na Portuguesa de Desportos, jogou em diversos clubes brasileiros e em três dos maiores da Alemanha, além do real Madrid, da Espanha. O paulistano está com 41 anos e atua no Palmeiras, de São Paulo. Corre muito, é habilidoso, atua no meio do campo e na lateral esquerda, cumprindo suas funções com maestria.

          - Rogério Ceni: Natural de Pato Branco, no Paraná, foi revelado pelo SINOP, do Mato Grosso. Está com 42 anos e é titular do São Paulo desde 1997. É o jogador que tem o maior tempo e o goleiro que mais  jogos fez por um único clube no mundo. Goleiro-artilheiro, já marcou 129 gols em pênaltis e faltas. é respeitado pelos torcedores, inclusive pelos torcedores adversários. Na seleção brasileira, nunca conseguiu o mesmo brilho que no clube, até mesmo porque não foi bem aproveitado porque, ironicamente, o achavam "velho demais".  Exemplo de profissionalismo e seriedade, certamente que se tornará dirigente do clube em que atua quando parar com o futebol.

           Ora, um bom jogador alia habilidade a uma boa condição física. E, sua habilidade, consegue melhorar com o treinamento´. O condicionamento físico, com a boa preparação. E, para manter isso, disciplina alimentar e corporal.

           Um time ideal é sempre composto com atletas experientes bem "conservados" e com bons dotes técnicos. E com jovens também habilidosos velozes e cheios de energia. O conceito "velocidade" substitui o de força, atualmente. Mas, no momento, estamos vendo milhares de jogadores que correm muito, ganham muito dinheiro, arrumam bem o cabelo e fazem-lhes  cortes exóticos, escrevem bobagens na internet e, quando precisamos deles, não jogam nada! É isso mesmo!

Euclides Riquetti
08-07-2015

Um comentário:

  1. olá... o SIDNEI POIER pediu se era voce que tinha um fusca azul a mais ou menos 30 anos atras?

    abraços...

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!