quinta-feira, 21 de abril de 2016

O GPS da Jujubinha





                                                    Júlia Jujubinha com a mãe Caroline e
                                                    a Dinda Michele.

         A Jujubinha fez seis anos no dia 19 de abril. A nossa indiazinha faz aniversário no Dia do Indio. Como sempre encantadora e dócil ( e isso não é com versa de vovô coruja...), no domingo, 17, veio aqui em casa, pegou duas peças de madeira (MDF), e fez duas pinturas. Depois, queria que eu fosse com ele na casa dos vizinhos para ajuda-la a vender. Eu disse que iríamos outra hora e que no domingo, em fim de tarde, não devemos ir importunar quem está descansando. Concordou. Estou devendo essa a ela!

          Então, fomos com a vovó à rodoviária comprar passagem para Curitiba. Dá uns 7 ou 8 minutos indo a pé. Na rua, ela levava um galho de madeira, com uns dois centímetros de espessura e cerca de um metro e meio de comprimento. Ia segurando com a mão direita e a ponta encostando no chão, uma situação semelhante às guias que os cegos usam. E falava: "Vovô, gostou do meu GPS"?

           Perguntei para que servia u  GPS e ela falou: "Com o GPS vou marcando o caminho para ir até a rodoviária"! Bem, ela gosta muito de ir para a rodoviária porque lá ela ganha picolés da vovó. As vovós dão os presentes para os netos, é assim que tem que ser. Os vovôs lhes dão os costumes, alguns deles. para a Jujubinha, procuro dar bons  práticos  exemplos. Ela me ajudou a plantar uma Pokan na semana passada. E me disse que na escola ajudou a diretora a plantar umas árvores, ela e mais 5 coleguinhas da Girassol, de Joaçaba.

          A Júlia gosta de zoar da gente. Dia desses, fomos com a Mama Caroline levá -la para sua aula de balet em Água Doce. Na volta, perguntava: "Como é que essas placas (de trânsito) são como luzes?!

         Falei que eram fosforescentes, e que a palavra vem de fósforo... Nem me deixou completar e zoou: "Se vem de fósforo, como é que elas não pegam fogo"?!

          A Jujubinha é bem madura pela sua idade. Consegue ler as palavras e algumas frases. está sendo alfabetizada. Tem muitos livros de histórias infantis e gosta deles. Vai ler leitora, certamente. Quem sabe uma escritora?

         Bem, me resta dizer a ela que a amamos muito e que ela nos faz muito bem com sua companhia. Feliz nova idade, Jujubinha!

Vovô
Euclides Riquetti
21 de abril de 2016

    

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!