segunda-feira, 18 de abril de 2016

Parabéns, Jujubinha! Feliz aniversário!


 
                                                    Júlia Riquetti Mattos da Silva, nossa Jujubinha!

          A Jujubinha resolveu convidar sete amiguinhas para uma "noite do soninho",que aconteceu na sexta, 15, isso porque, no dia 19, nossa indiazinha vai completar seis anos. Estava ansiosa e entusiasmada em receber suas amigas, umas verdadeiras princesinhas. Tão logo anoiteceu, as famílias começaram a trazê-las. Pelo espaço favorável, fez sua festinha aqui em casa, já que ela mora ali ao lado.

        Seis coleguinhas do Primeiro Ano da Escola Girassol, mais uma colega do  balet,  lá de Água Doce, a Ana Júlia Colombo, que descobrimos, ser até parente de sangue. O avô dela, o saudoso  Pedro Colombo, meu conterrâneo e primo-irmão de minha mãe, foi meu contemporâneo de juventude. As demais, Nicoli, Isadora, Victória, Luíza, Angelina, Maria Clara, compuseram a turminha em sua totalidade. Foram recebidas pela Júlia e a Mama Caroline, muito corujona. Vovô e vovó no apoio...

        Dançaram, pularam, comeram, e gritaram muito, muito... Dormiram bem tarde, mas antes disso participaram também de um "caça ao tesouro". Divididas em dois grupos, com quatro componentes cada um, foram encontrando as oito pistas com agilidade e raciocínio rápido para interpretar das charadinhas que foram preparadas. Revelaram muita vivacidade e ninguém queria perder. A busca e o encontro e cada pista ficou muito concorrida. As vencedoras comemoravam e as perdedoras faziam menção de chorar. Mas entendiam que tudo era brincadeira e em segundos a festa recomeçava.

        As "noites do soninho" são consideradas uma modalidade de festinha que foi introduzida nos centros de educação infantil, a ideia se espalhou e virou moda. As crianças se reúnem em pequenos grupos e a festa fica mais autêntica, pois as meninas convidam aquelas com quem mais se entendem, normalmente colegas de escola.

          Adoro crianças, entendo-me muito bem com elas. Acho que os 31 anos em que atuei no magistério, mais a condição e irmão, pai, e hoje de avô, fizeram com que eu pegasse o jeito de lidar com elas. Crianças, em sua maioria, são barulhentas, ágeis, bem articuladas e criativas. Compreender suas ações e reações, saber de suas possibilidades e de suas limitações, mais um monte de outros fatores, fazem com que você possa ter afinidade com elas.

         Parabéns às oito dóceis e belas princesinhas que tornaram nosso início de fim de semana mais bonito. E, para a Jujubinha, Feliz Aniversário, queridinha do vovô!

Euclides Riquetti
18-04-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!