sexta-feira, 17 de junho de 2016

Revivendo histórias na Escola N S Lourdes








          Na quinta-feira, 16, estive na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, aqui em Joaçaba, a convite da professora Sônia Stoffel de Souza e da diretora Elizalda Casagrande, para conversar com 16 alunos do oitavo ano sobre Memórias Literárias. Eles estão participando do concurso Nacional "Escrevendo o Futuro", uma das modalidades dentro da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.

          Sempre é de muito agrado para mim quando tenho a oportunidade de conversar com jovens, o que fiz durante 31 anos de atuação no magistério catarinense, onde me iniciei em 1976, no Colégio Cid Gonzaga, em Porto União, e depois na Escola Major Cipriano Rodrigues Almeida, em Zortéa, e na Sílvio Santos, em Ouro. Hoje, não foi diferente na escola que se localiza a menos de 200 metros de minha casa.

          Escrever, sempre reafirmo, é uma atividade prazerosa. Claro que o ato de escrever sucede o de ler. Para que se tenha fluência na escrita, é preciso ser, antes de tudo, um contumaz leitor. E, para desenvolver as habilidades e a criação, é preciso que se exercite o ato de escrever. Quando o fazemos cotidianamente, nosso cérebro nos impele a criar. Criar poemas e crônicas, ou qualquer outro tipo de texto, muito me apraz.

         Em seus trabalhos, os alunos terão que escrever sobre pessoas, fatos ou coisas da comunidade onde estão inseridos, no caso deles, o Bairro Nossa Senhora de Lourdes e cercanias. A eles, reportei-me sobre algumas pessoas que aqui residem há tempos e que têm belas histórias a nos contarem: Valério Dal Cortivo, sobre quem já me referi em crônica recente; Seu Lenheiro, nosso fornecedor de gás de cozinha que começou como lenheiro e evoluiu para a distribuição de gás; Dona Santina, a quem chamamos de Dona Santa, e viveu em uma serraria quando criança; Dona Helena, uma simpática senhora que, quando ficou viúva teve que bancar o cuidado de sua família sozinha, e outras personagens; e de pessoas que foram bem sucedidas nos negócios, mesmo sendo de origem humilde.

          Os alunos da N S Lourdes são muito atenciosos e educados. Comprometi-me a voltar lá para falar sobre a criação de crônicas para outra turma. A escola está bem organizada e o clima é bem legal em seu interior.

          Agradeço por me terem dado atenção e desejo que tenham pleno sucesso na sua competição.

Euclides Riquetti
16-06-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!