quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Como Daniel Blake...





Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC, em 01~12-2017


Resultado de imagem para imagens I Daniel Blake

       A burocracia brasileira é sofisticada. Semelhante à do conservadorismo da Inglaterra. Aqui, mesmo com a esquerda chegando ao Poder, nada mudou. A força conservadora, em muitos aspectos, é terrivelmente forte. Na burocracia, somos invencíveis. No planejamento, somos desgraçadamente inimitáveis! Bradavam contra a ditadura, mas conseguiram fazer pior.              
       Continuou a ditadura dos que têm as leis e as canetas à sua mão. Engessamos, com elas, o desenvolvimento econômico e a vida social das pessoas. E, ainda, temos que suportar as mentiras arrogantes de um Governo despreparado e oportunista, que age conforme as conveniências de um suposto “mercado”, composto não por investidores, mas por especuladores. E a grande imprensa nacional faz ventriloquia, faz coro em favor de um Poder que dá dinheiro aos mais ricos, tirados dos pobres e dos honestos. Não é discurso de esquerda, não, é realidade.
       Vi, nesta semana, o filme “!, Daniel Blake”, traduzido como “Eu, Daniel Blake”, cujo cenário se pinta em Newcastle, na Grã Bretanha. É a história de um homem de 59 anos que, tendo sofrido um ataque cardíaco, precisa ir em busca do auxílio-doença do seu Governo para sobreviver. Submetido aos caprichos e exigências da burocracia eletrônica, acaba morrendo enfartado e em condição miserável, sem obter seu benefício.
      No Brasil, isso acontece comumente, quando pessoas andam em círculos para obter direitos dos mais simples. Mandam o cidadão (ou cidadã) para cá e para lá. E nada de resultado. No ano passado, presenciei um fato semelhante: havia um homem aqui no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, o Jaime,  que andava bem vestido, tomava ônibus, conversava com as pessoas. Notei, com o tempo, que ele estava com sua voz rouca. Tinha perdido o emprego, passara o tempo do benefício do seguro-desemprego, não tinha trabalho, morava numa casinha já sem água e sem luz. Perguntei-lhe o que acontecia com ele, disse-me que estava buscando tratamento médico, que uma médica o atendia muito bem. Mas percebi que o caso dele era de difícil solução, ainda mais nas condições em que vinha vivendo. Perguntei-lhe se estava aposentado ou “afastado”, se recebia benefícios do INSS. Disse-me que não, nem sequer conhecia seus direitos. Mandei-o, com um bilhete, a uma pessoa conhecida, que o tratou muito bem e encaminhou-o para buscar a proteção social, uma vez que como não estava “fichado” em empresa, não podia receber o auxílio-doença, nem aposentar-se. Foi “para cá e para lá”, conversou com uma e com outra, e nada!
       Eu mesmo o levei até um departamento social do município, na Prefeitura de Joaçaba, onde, ao chegar, a atendente foi dizendo: “O Senhor aqui de novo?!” – de imediato intervim, dizendo que ele estava comigo e que ele não sairia dali sem um encaminhamento decente. Notei muita contrariedade no semblante da pessoa, mas acabou por fazer os papeis de que ele precisava, coloquei em dois envelopes, escrevi o que deveria fazer em detalhes e, poucos dias depois, estava com o seu benefício assegurado. Uns meses depois, notei que ele não andava mais nas ruas. Perguntei a um parente seu sobre ele e fui informado de que o mesmo havia falecido, fora levado para Jaborá para morar com uma filha. Fiquei penalizado, mas apenas me restou fazer umas orações para ele. A diferença entre o Sr. Jaime, brasileiro, e o Sr. Daniel, britânico, era a cor. O daqui, moreno; o de lá, alvo. Em ambo os casos, a falta de poder aquisitivo e a burocracia. Ambos, se tivessem sido bem assistidos, poderiam ter sobrevida.
       A burocracia, o conformismo de quem está no serviço público e se acha melhor do que a  ninguenzada, a prepotência, a arrogância e outros males afligem a sociedade. Em nome de leis e regulamentos, enfernizam a vida das pessoas. Está na hora de as autoridades dizerem a que foram eleitas, proporem a flexibilização de algumas leis e mandarem a tropa tirar o traseiro da cadeira. Apenas isso, bem assim!
Euclides Riquetti – escritor – membro da ALB/SC
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!