segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O dia em que eu conheci “A Peste” – de Albert Camus

A Peste – Wikipédia, a enciclopédia livre



      Há 36 anos, no 22 de julho de 1984, no dia mais frio daquele ano, tive um grave acidente jogando futebol, no Estádio da baixada Rubra, em Ouro, pelo Arabutã FC. Uma fratura grave na Tíbia e duas no Perônio!  O fato resultou em minha crônica "O dia em que minha vida virou ao avesso", que tenho no meu blog e num de meus livros.
 
       Nos primeiros dias subsequentes, o amigo professor e então Diretor da Escola de Educação Básica Belisário Penna, de Capinzal, José Mauro Lehmkhul, foi visitar-me em minha casa, lá no Ouro. Para passar meu tempo, levou-me dois livros do escritor Albert Camus, "O estrangeiro" e "A Peste". Devorei-os, assim como outros e ainda a revista de circulação semanal "Isto É" e o jornal "A Notícia", de Joinville. Canais de TV disponíveis, na época, eram a TV Piratini, da Rede Tupi, de Porto Alegre; e a TV Coligadas, afiliada à Globo, de Blumenau. Noventa dias de gesso, muita dor, inclusiva com injeções de morfina. Fui atendido no hoje HUST. Dr. Tanaka foi o médico que me atendeu, fez o trabalho como tinha que fazer. Em casa, quando o efeito da anestesia passou, senti dores horríveis.

       O Argelino Albert Camus nasceu em 07 de novembro de 1913, na Argélia, e faleceu aos 46 anos, em 04 de janeiro de 1960, na França. Trabalhou como tanoeiro, mas, mesmo de família pobre, cursou o Ensino Médio, a Faculdade, e concluiu Mestrado e Doutorado. Foi goleiro de futebol da seleção universitária da França, é renomado escritor, e ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1957. Sugiro a você, caro leitor, que procure ler sobre a vida desse fenômeno da Literatura Mundial, inclusive sobre suas posições políticas e filosóficas.

      Além dos dois livros já mencionados, foi bem sucedido em "O Mito de Sísifo" e "O Homem Revoltado". Foi autor de diversas obras. Hoje, se você pesquisar no google sobre "Albert Camus - A Peste", vai encontrar 1.820.000 resultados. Em razão da pandemia do novo coronavírus, "A Peste" tem sido buscado constantemente por leitores muito qualificados, que buscam entender o que se passa hoje, assustadoramente, no mundo. No Brasil, a partir da segunda quinzena do mês de março deste ano, Camus passou a ser pesquisado intensamente em razão do que escreveu em 1947. Ler Camus o levará a compreender um pouco dos mistérios das pandemias. Quem conseguir ter acesso ao livro “A Paz Indesejável”, de      poderá entender um pouco da simplicidade que rege a vida no Planeta Terra.

       Aqui em Joaçaba e microrregião, os hospitais lotados e muitas reclamações aqui em Joaçaba, pelo atendimento do Hospital Santa Terezinha. O momento é de dificuldade, mas há a necessidade de ser rever a forma como é realizada a classificação dos pacientes que chegam em sua emergência. Sempre ouço elogias ao trabalho da UPA, de Herval d´Oeste, mas, com relação ao HUST, muita pancada. Quando o número de reclamações fica grande, é porque alguma coisa está errada...

Euclides Riquetti - minha coluna no Jornal Cidadela de Joaçaba - SC - 
em 07-08-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!