domingo, 14 de fevereiro de 2021

O Brasil monstrengo, as instituições molengas, a burocracia e a ineficiência

 



      Gasolina já subiu 22% neste ano, divididos em três aumentos. O preço formulado pela Petrobras vai de acordo com o preço do petróleo no mercado internacional e o preço do dólar norte-americano. A gasolina está saindo a R$ 2,25 por litro das refinarias; o diesel a R$ 2,24. A gasolina chega ao tanque dos carros pelo dobro deste valor ou mais. Fretes, impostos e lucro dos postos é que nos dão o preço final. É a Petrobras querendo agradar os acionistas, e os brasileiros vão-se ferrando. O que podemos fazer para ajudar a segurar o preço? – Andar menos de carro e reclamar!

       Isso acontece no momento em que Rodrigo Maia, que os inimigos chamam de “Little Pig”, levou uma lavada na eleição para Presidente da Câmara, com seu candidato perdendo de 302 a 145. Acostumado aos holofotes e bajulações de setores da imprensa, chorou ao término de seu tempo no cargo, viu seu próprio partido apoiar Arthur Lira, do PP, que obteve o sucesso em seus intentos. Maia queixou-se de ACM Neto, acusando-o de traição, e está flertando com o PSDB para ingressar naquele partido. Se fosse um pouco inteligente, teria deixado que a eleição tivesse seu curso normal, atuasse como magistrado no processo eletivo. Passou vergonha e perdeu prestígio também por ter atuado nos bastidores para que o STF aprovasse a sua reeleição.

       Ronaldo Caiado disse que Maia sofre de uma síndrome da perda do Poder e que deveria ser internado para tratar-se. “Little Pig” é mais um filhote de político, muito mimado, que gosta da eternização no comando das instituições. Agora João Dória o convidou para ingressar no PSDB, que também é um partido rachado, e isso vem de muito tempo. Simultaneamente, Dória pede que Aécio se afaste do PSDB. Move-se pelos seus interesses e suas conveniências.  Seus principais líderes estão sendo investigados por ações duvidosas e só não levaram fumo porque foi visível a atuação da tropa da Lava Jato em desfavor do PT e a favor de PSDB e MDB.

       Logo depois de tomar posse na Presidência da Câmara,  Arthur Lira determinou a exoneração dos cerca de 500 funcionários ocupantes de cargos em comissão, de natureza especial, na Câmara. Quem não conhece as raias do Poder, em Brasília, nem imagina os batalhões de pessoas que se alojam em todos aqueles prédios públicos que lá estão localizados.  Imagine que há milhares de outros comissionados atuando em todos os poderes e veja quanto os brasileiros precisam trabalhar para produzir e pagar impostos que os sustentem. Aliás, o mesmo acontece nos estados e mesmo na maioria dos municípios. 

       Enquanto isso, pelo excesso de controle e burocracia, o processo de vacinação para prevenir contra a Covid 19 continua andando a passos de tartaruga, infelizmente. Aqui em Santa Catarina, as UTIs estão em sua maioria operando com a capacidade máxima de lotação. Em países da Europa e Ásia, está acontecendo a terceira onda, já. E nem sabemos quantas delas ainda virão. Nossa incapacidade de agir com agilidade ocasiona ainda muitas mortes. Ao mesmo tempo, as repartições públicas estão lotadas de burocratas, o fichamento de idosos é demorado. Enquanto um vacinador com um auxiliar consegue vacinar uma dúzia de pessoas, um idoso é habilitado para receber a vacina. Um senhor com que tive contato, 77 anos, estava indignado por constatar a dificuldade que estava tendo em cadastra-se para receber a vacina preventiva em Curitiba. A modernidade que inclui é a mesma que exclui. Há que se entender que nem todos têm domínio de certas mídias e nem mesmo familiares de seu convívio que o tenham.

       Aposentadoria - Aqui em nossa região, a notícia que surpreendeu a todos nós foi a da aposentadoria do Dr, Alexandre Dittrich Buhr, juiz que teve atuação nas comarcas de Tangará, Capinzal e Joaçaba. Cidadão que muito honrou a toga, sua família e seus amigos, Buhr nos deixa um legado de inteligência, cultura, humildade e simplicidade. Vai dedicar-se à família, à leitura, à escrita e à preservação da cultura e da natureza. Tenho certeza de que vamos continuar tendo um conselheiro sempre próximo e uma pessoa sempre e totalmente confiável. A aposentadoria é merecida. Parabéns, Dr. Alexandre!

Euclides Riquetti – Escritor

Minha coluna no Jornal  Cidadela - Joaçaba - SC

em 12-02-2021

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!