quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Morre Doutor Aluar - personalidade médica e humana do Meio-Oeste Catarinense

 



       A população da região de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi tomada de triste surpresa na manhã desta quinta-feira, 14 de outubro de 2021, com a notícia do falecimento do Doutor Aluar de Oliveira Pinto, médico com mais de 50 anos de atividade profissional no Vale do Rio do Peixe, principalmente aqui em Joaçaba. Dr. Aluar foi uma pessoa muito estimada em todo o Médio e Baixo Vale do Rio do Peixe, tanto pela sua capacidade profissional quanto pela figura humana que representa. 

       Nascido em 17 de julho de 1937, em Herval d´Oeste, cidade geminada com Joaçaba, filho de Generosa e Júlio de Oliveira Pinto. Em 1965 iniciou sua profissão como médico em Salto Veloso e depois no Hospital Santa Terezinha, aqui em Joaçaba. ali foi Diretor-clínico durante 14 anos. Como médico do antigo Inamps e como perito do IPREV, sempre foi muito atencioso e humano com as pessoas. Tinha vasta compreensão do comportamento humano. Portava-se como verdadeiro psicólogo e conselheiro de seus pacientes. 

       A partir de 1984 passou a atender junto ao Hospital São Miguel, onde atuou até 2020. Também exerceu o cargo de Secretário da Saúde do Município de Joaçaba. Vinha com seu problema de saúde se agravando e deixou o mundo terreno hoje pela manhã. Seu corpo foi trasladado de Florianópolis a Joaçaba sendo velado na manhã de sexta, 15, no Pavilhão Frei Bruno, ao lado da Catedral Santa Terezinha, onde a população que tão bem o atendeu e que tanto o admira faz cortejo de despedida. 



       Os detalhes de sua vida estão muito bem descritos e relatados em seu livro de memórias, "O passado se faz presente",  recentemente lançado. Nele, narra com precisão e memória muito lúcida, os fatos desde sua infância em Herval d ´Oeste até sua vida de intensa atividade em Joaçaba. Um fato marcante foi quando, brincando nas águas do Rio do Peixe, junto com filhos do Pastor Wright, inclusive o desaparecido político Paulo Stuart Wright, viram um irmão deste deixar sua vida em afogamento nas águas.

       Em vida, o médico foi homenageado pelas Câmaras Municipais de Herval d ´Oeste, por ter sido o primeiro médico nascido naquela cidade, e em Joaçaba, pela figura humana e médica que foi. 

       A dignidade e a competência profissional podem ser destacadas como suas características que se somam a muitas outras. Atendeu minha esposa e uma das filhas quando precisaram de seus serviços, deu muito apoio a elas. Nosso carinho por ele é inefável. 

       Aos seus familiares, nosso carinhoso abraço e a declaração de nossas mais sinceras e sentidas condolências.

Euclides Riquetti

14-10-2021


       




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!