segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Blog do Riquetti - comemorando: "Dois milhões de páginas visualizadas"!

 



       A tarde deste dia 29 de novembro de 2021 teve um sabor muito especial para este escritor, Euclides Riquetti, que dizem ser poeta, cronista, historiador, artista. As pessoas são gentis comigo. Mas, depois de tantos poemas e crônicas, já me considero poeta e cronista, por conseguinte escitor. Historiador, nem tanto, embora seja uma pessoa muito interessada em ler e registrar fatos históricos, principalmente os acontecidos nas cidades onde morei. Pouco antes das 17 horas, atingi a marca de DOIS MILHÕES E PÁGINAS VISUALIZADAS EM MEU BLOG. 

       Capinzal-Ouro, cidades gêmeas onde vivi infância, adolescência e parte da juventude. Porto União e ,União da Vitória, onde vivi a grande época de minha vida, de início de 1972 ao início de 1977. Ali estudei na antiga FAFI, estagiei no Lauro Muller e no Túlio de França, lecionei no Yázigy e no Cid Gonzaga. Ali trabalhei no Álvaro Mallon & Filhos e casei-me na Capela do São Bernardo. Em Duas Pontes (Campos Novos), atual Zortéa, ingressei oficialmente no magistério estadual e trabalhei na Zortéa Brancher S/A - Compensados e Esquarias, e lecionei na Escola Básica Major Cipriano Rodrigues Almeida. Depois, retornando a Ouro, lecionei na Escola Básica Prefeito Sílvio Santos (onde também  fui Diretor). E no Mater Dolorum e Cenecista Padre Anchieta, em Capinzal.

       Durante boa parte dos anos, participei da vida poilítica em Ouro. Ocupei algumas secretarias municipais e fui Prefeito Municipal de 1989 a 1992. Mais 4 anos de boa experiência. Aposentado como professor de Português e Inglês, moro em Joaçaba há 13 anos. Plantei muitas árvores, escrevi livros e em livros, no Jornal Cidadela de Joaçaba sou colunista, onde opino sobre política, gestão pública e até algo em termos de economia. Fiz tantas coisas na vida que seria enfadonho ficar mencionando. 

       Mas joguei futebol amador no  Grêmio Esportivo Lírio, no master do Arabutã FC, sobrevivi a fraturas e a ligamentos e meniscos rompidos. E tudo isso me fez experimentar diversas sensações, conhecer pessoas simples e outras sofisticadas, conquistar amizades em diversos cenários, como ter conhecido de João Libório até Pelé, da Tia Bena e do Sapeca até a doutora Zilda Arns. Mas o mais gratificante é que consegui colocar milhares de pesssoas desconhecidas na redenet. Vivo o sonho romântico do poeta e a realidade das pessoas que sofrem para poder viver, ter o que comer, poder ir à escola e fugir, de alguma forma, do frio no inverno.


Agradecimento todo especial à Miriam, Michele, Daniel, Caroline, Júlia, Fabrício, Luana, Ângelo e Beatriz. Aos meus irmãos, primos, tios e muitos amigos. E um carinhoso abraço em você, leitor que costuma me prestigiar. 


Euclides Riquetti

Joaçaba - SC - 29-11-2021

Euclides Riquetti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!