quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Não se vá - Quem não dançou "Não se vá", (Tu T ´en vas.) com Jane & Herondy?

 


Foto atual de Jane & Herondy

       Se você era um jovem contestador na década de 1970, dançou no "Grêmio Lírio", em Zortéa, no "Apollo", em União da Vitória,  no "25 de Julho", em Porto União ou em "A Cabana", de Capinzal, então você curtiu a melhor época da produção musical romântica no Brasil, com composições de brasileiros ou mesmo versões do Inglês, do Francês ou do Italiano.


       Agorinha mesmo, ao ouvir meu programa favorito "A Hora da Saudade", na Rádio Catarinense de Joaçaba, cidade onde atualmente moro, minha mente e minha alma navegaram pelos espaços do tempo para pousar no aeroporto das lembranças. Saudosas e deleitosas leembranças que me fazem sentir o quanto pode ser boa a vida!


       Jane, de batismo Jane Moraes,  e Herondy, nascido José  Roberto Bueno, nos encantaram e ainda encantam nosso coração saudosista. No 25, com o "Disparo Setenta", com o amigão Cícero, de saudosa memória, ou o "Guitarras Vibrantes" do Joly; ou no Grêmio Lírio, com o "Grupo Sistema", (Zé Mário Holetz, Izaías Bonato, Hélio Joaquim da Silva, Benito da Silva e Ivo Holetz, e antes Pedro Hermes), ou no som mecânico da Cabana, quantas vezes dancei a "Não se vá,,," 


       Quase dezoito horas e a música fechando o programa: "Não se vá, com Jane e Herondy", uma versão gravada por eles e lançada em 1977. Era o supra-sumo de nossa música romântica daquela época! 


       Despois de idas e vindas, o casal continua junto. Fazem alguns shows em dupla, interpretando suas músicas e algumas da MPB. Ela faz também shows solo com o nome Jane Moraes. Com mais de 50 discos gravados, o que ficou muito bem gravado em nossa memória foi o "Não se vá".


Allain Barriere e Noelle Cordier gravaram, em 1975, a música original em francês, com o título   Tu T´en vas. No Brasil o sucesso aconteceu em francês, com estes, e em português, com Jane e Herondy. 


       Você que é meu leitor, que foi meu colega ou meu aluno, que dividiu conosco os espaços das pistas de dança, dos tempos dos cabelos longos que não nos voltam mais, curta a vida, relembre, faça de sua sala uma pista e...dance!


Euclides Riquetti

Blog do Riquetti

18-11-2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!