quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Um ano depois: Homenageando, de novo, o escritor, advogado e desembargador Edson Nelson Ubaldo

 




       Perdemos,  em 13-02-2021, em Florianópolis, o Doutor Edson Nelson Ubaldo. O camponovense, com larga folha de serviços  prestados à Justiça Catarinense, também era talentoso escritor. Tenho, em minha prateleira, dentre os livros autografados por diversos amigos escritores, um de Nelson Ubaldo, "Rédea  Trançada", editado em 1980. 

       Em 1989, quando assumi o cargo de Prefeito do Município de Ouro, tendo como vice Nadir Zanini, (sobrinho do parapsicólogo e escritor Padre Ovídio Zanini), foi-me sugerido convidar para assessor Jurídico um jovem advogado nascido na Linha Maziero, Ouro, Elton Vítor Zuquelo, que também era funcionário da Caixa Econômica Federal, em Capinzal, a qual era instalada no edifício Sanalma, centro de Capinzal, de propriedade do ex-Vice-prefeito do Município de Ouro, Saul Parisotto. Ele atuava como advogado em parceria com o historiador e advogado Dr. Vítor Almeida, em Capinzal, figura muito importante na história e cultura daquela cidade. Quando estava se preparando para o concurso, ele se "escondia" na casa de seu irmão João, nosso vizinho ali em Ouro. Poucas pessoas sabiam do lugar em que ele se ocultava para estudar com tranquilidade e poder ter o necessário nível de concentração, e eu era uma dessas pessoas. 

       Zuquelo era tão competente e estudioso, que o perdi antes da metade de meu mandato. E não é para menos: Foi aprovado em concurso público e tornou-se Juiz de Direito em Santa Catarina. 

       Tão logo ele solicitou que fosse dispensado, conversei com amigos para que me indicassem um assessor jurídico que fosse muito capacitado. Então, o Vereador Pedro Morosini, que era acadêmico do curso de Direito, na UNOESC, de Joaçaba, falou-me de que eles tinham um professor excelente, profundo conhecedor do Direito, Dr.Edson Nerlson Ubaldo, de Campos Novos. Havia se aposentado na Prefeitura de Campos Novos e talvez aceitasse trabalhar conosco, mais por gentileza do que pelo salário, que era de valor ínfimo. 

       Além de sua alta capacidade profissional, Ubaldo era um cavalheiro e um cidadão muito valente. Tinha uma fazenda no trecho entre Campos Novos e Zortéa, que nem município era ainda. Certa vez, um filho dele foi sequestrado e ele mesmo investigou, recuperou o filho e deteve o sequestrador. Contou-me, com detalhes, como fez para chegar ao cativeiro e desbaratar o sequestro. 

       Ao término do mandato, foi para Florianópolis assessorar a Prefeita Ângela  Amin, hoje depurada federal. Adiante, tornou-se Desembargador do tribunal de Justiça de Santa Catarina. Para mim, foi uma honra ter tido tão eminente advogado me assessorando e me aconselhando. Acredito que nenhum prefeito teve a sorte de contar  om pessoas como Elton Vítor Zuquelo e Edson Nelson Ubaldo como assessores. 

       A notícia de seu falecimento muitos nos entristece. Santa Catarina perde um grande jurista e talentoso escritor. O escritor, com forte acento da literatura de cunho regional, era ocupante da Cadeira Número 12 da Academia Catarinense de Letras. Um verdadeiro conhecedor, avaliava vinhos com maestria. Como professor de Direito Processual Civil, era respeitado e admirado pelos seus alunos. Com mais de uma dezena de livros publicados, escreveu contos, 3 relacionados ao Direito,  alguns de poemas, e ainda o clássico "Vinho- Um Presente dos Deuses", Foi também professor da Escola Superior da Magistratura e da Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina. Tem 8 livros publicados, sendo quatro de contos, três de Direito e o clássico “VINHO UM PRESENTE DOS DEUSES”.

Também  Professor Honorário das Universidades HermílioValdizán, Garcilaso de La Vega, Sto. Toríbio de Mogrovejo (Peru) e Domingo Sávio (Bolívia). Sócio Benemérito do Instituto de Filosofia do Direito da Universidad de Lomas de Zamora (Argentina) e membro do Círculo de Especialistas em Direito da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha). Como viticultor, foi pioneiro da produção de vinhos de altitude em Santa Catarina, produzindo a partir de viníferas nobres, desde 1981, o que serviu para que obtivesse a Comenda Anita Garibaldi, em 2009. Foi fundador da Academia catarinense de gastronomia, em 2014. 

Aos amigos e familiares do Doutor Edson, um fraterno abraço e as mais sentidas condolências.


Euclides Riquetti

13-02-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!