domingo, 25 de dezembro de 2022

A perda de Luiz Carlos Fleck Júnior - o Xandó - "Deus o tenha"!

 


       As comunidades de Capinzel e  Ouro perderam, sendo sepultado na véspera de Natal, o Júnior, Luiz Carlos Fleck, também popularizado como o Xandó. O apelido deve-se ao  Xandó, jogador de voley que fez sucesso na seleção brasileira. A sua partida foi muito sentida nas cidades gêmeas. As informações que obtive me deram conta de que na quinta-feira sentiu-se mal após trabalho em sítio da família, sendo que a situação foi-se agravando. Hospitalizado, teve que ser transferido para Caçador, onde veio a falecer. Foi sepultado junto ao lugar onde repousou o corpo de seu pai, na tarde de sábado, 24, em Capinzal. 


       Xandó perdeu o pai quando ainda era criança. A mãe, Carmen Nice Zóccoli  Fleck, cuidou dele e da irmã Cybele com muito jeito e carinho. Tinham sete e cinco anos, respectivamente. O pai, Luiz Carlos Fleck faleceu jovem, aos 30 anos. Era funcionário da Celesc e eu mesmo abasteci a pick up  que ele dirigia por muito tempo, no Posto Ipiranga. Lembro-me bem do dia de seu falecimento. Eu estava em Capinzal, viera de União da Vitória visitar meus familiares que residiam em Ouro. A Carminha , mesmo só, transformou os filhos num cidadão e numa cidadã bem educados, respeitáveis, seres humanos cordatos e muito bem queridos pela população  das cidades de Capinzal e Ouro, onde vinham residindo. Pessoas de ótima índole, honestíssimas, norteados pelos melhores princípios da moral e dos bons costumes. 

       O Júnior foi meu aluno no Colégio Mater Dolorum, era desportista e, na maturidade, tornou-se adepto do ciclismo. Também estimulava os filhos à prática dos esportes de quadra, como ele mesmo fez em sua adolescência e juventude.  

       Meu irmão Hiroito o tinha como um dos melhores amigos. A sua partida é muito sentida por todos nós. Lembro de seu sorriso, sua animação, seu jeito simples e educado em tratar as pessoas. Era despachante do Detran de Santa Catarina em Capinzal e sempre muito bem relacionado com todos. Deixo o abraço fraterno em todos os familiares e tenho a certeza de que estará, no céu, cercado por uma infinita legião de anjos. 

       Vou usar aqui a frase que ele mesmo usava sempre que ia despedir-se de amigos e pessoas que conhecia, por ocasião da partida definitiva: "Deus o tenha"!

Euclides Riquetti e família

25-12-2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!