quarta-feira, 8 de março de 2023

Morre o advogado Sedenir Tavares Dias - (Do caso da Megasena)

 


       As comunidades de  Capinzal e Ouro perderam, na segunda, 06, o cidadão Sedenir Tavares Dias. "Doutor Sedenir", ou simplesmente o Sedenir, era advogado com forte atuação no Meio Oeste de Santa Catarina. Natural de Tubarão, SC, chegou em Capinzal na virada da década de 1970 para a de 1980, vindo trabalhar na agência do Banco do Brasil. Casado com Maria e pai de Fernando, advogado como o pai e atualmente cartorário. 

       Sedenir era meu amigo, estivemos em trincheiras opostas na política e no jurídico, outras vezes em posições iguais. Quando eu era prefeito da cidade de Ouro, e as pessoas que precisavam serviços de advogado e não tinham muito dinheiro para pagar, eu as encaminhava ao Doutor Sedenir, isso precedido de um telefonema meu ou um simples bilhetinho para o portador. Atendia as pessoas, defendia os interesses delas e, somente tendo êxito nos processos é que ele cobrava delas, e isso em valores que ela podiam pagar. 

      Sempre tive admiração por ele, quando lancei meu primeiro livro ele me encontrou na rua e me felicitou, justificou sua ausência. No lançamento do mais recente, estive em seu prédio e era na hora do meio-dia, então deixei o convite sob a porta de entrada. Não o vi desde o início da pandemia, não sabia que estava doente. Soube de seu falecimento por amigos e fiz orações porele.

       Sedenir era muito competente em tudo o que fazia e notabilizou-se como advogado, com escritório no centro de Capinzal, onde teve franca parceria com o Doutor Andrè Masson, meus ex-aluno e amigo. Sempre que o encontrava na rua, falava-me com orgulho do filho Fernando, moço muito inteligente e que foi colega de escola de minhas filhas Michele e Caroline, em Capinzal.

       Quando a Rádio Capinzal entrou no ar, há 43 anos, ele participava de um noticioso da mesma, com um comentário sobre assuntos locais, notadamente a política, de que muito gostava. Ao final dos seus comentários, dizia: "Esta é a minha opinião!"  É o bordão pelo qual o identificava.

       Fomos parceiros em atividades ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana, era uma pessoa leal e amiga dos amigos. Tenho muito orgulho de ter sido seu amigo. 

       Uma das suas maiores participações no meio jurídico, foi quando teve parte da questão da divisão do prêmio da megasena, em que esteve ao lado do empresário Altamir José da Igreja, em contenda com o marceneiro Flávio Bassi Júnior. O prêmio, após muito trâmite de processo, que ganhou fama em nível nacional, acabou sendo dividido entre seu cliente e Flávio, um moço de Catanduvas, que era defendido por outro meu amigo, o advogado Doutor Francisco Assis de Lima., que atua em Joaçaba. A divisão igualitária do prêmio milionário foi proveniente de acordo judicial entre as duas partes. 

Á Maria, ao Fernando, e a todos os outros familiares, nossas mais sentidas condolências.


Euclides Riquetti

09-03-2023



Um comentário:

  1. Boa noite, professor Euclides, uma solene homenagem para nosso colega e sua nobre família. Fraterno abraço para minha querida amiga, Maria e seu filho Fernando. Miriam Carmignan.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!