terça-feira, 8 de agosto de 2023

No dia em que perdi meu pai

 

Guerino (Richetti) Riquetti - meu pai - Faria 102 anos hoje!

 



       Meu pai nasceu em 07 de agosto de 1921. Faleceu em 18 de junho de 1977, poucos dias antes de completar 56 anos. Se estivesse vivo, estaria completando 100 anos neste sábado, 07 de agosto de 2021.

       Meu pai me foi um grande exemplo de homem, de ser humano, de pai. A mim e aos meus irmãos. Meu irmão mais velho, Ironi, tinha 30 anos quando o perdemos. Ficamos em seis, eu com 24, a Iradi com 23, o Hiroito com 21, o Vilmar com 15 e o Edimar com 11. Minha mãe, Dorvalina Adélia,  estava com 54. A perda foi muito sentida por todos nós. Ele tinha muitos amigos, fora professor e Diretor de Escola. 

       Era um sábado quando ele partiu. No domingo, aconteceu a celebração de Corpo Presente. Chovia muito e isso fez com que a Missa de Despedida fosse celebrada no pátio do Posto Esso, da Família Dambrós, ali na frente da casa de nossa família. Muita gente presente, muitos amigos vindo para se despedir. Tudo está bem claro em minha mente, como se fosse hoje. Lembro-me do Ernâni Simon Bonissoni, do primo Sérgio Riquetti, do Amadeo Boz, do Adelir Baretta e da Elba Andrioni e outros ajudando a organizar a celebração. 

       Lembro, com carinho, dos seus ensinamentos e de suas preocupações. Estava preocupado em concluir o acabamento de nosso sobrado, ali Felip Schmidt. Sofremos muito com a perda dele. Lembro-me do Altevir Zampieri, com seu fuscão branco, eu e ele levando-o, com minha mãe, para o Hospital Nossa Senhopra das Dores, onde veio a faleceu. O Dr. Acióli Viecelli, naquela manhã, esteve lá no Hospital e nos disse que nada mais havia a ser feito. Permitiu que o deixássemos fumar, que seria uma das últimas vontades dele.

       Logo ao anoitecer, chegou minha irmã Iradi, que já estava morando em União da Vitória. Ela chegou, pegou na mãe dele, compartilharam afeto e carinho, e ele partiu...

       Agora, apenas lembrar, emocionar-se, rezar por ele, pela nossa mãe e pelo mano Ironi. Que eles se reúnam e comemorem o CENTENÁRIO DELE, LÁ NO CÉU!

       Com muitas saudades e todo o meu e o nosso carinho!


Euclides Riquetti e Família

07-08-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!