quinta-feira, 14 de setembro de 2023

O Filò Taliàn de Concórdia - cultura - alegria - gastronomia - Vale a pena visitar

 


      Participamos, na noite de sábado, 02  de setembro, do Filó Talian de Concórdia, um evento cultural e gastronômico que é realizado no Paiol dos Pellizzaro, na comunidade de Lajeado dos Pintos. Fomos em 23 pessoas da região de Joaçaba, convidados pelo SESC. Danieli Fell foi a monitora do passeio. Pessoas do terceiro andar etário, gente que gosta de aproveitar a vida, que tem, como eu, o  pensamento de que devemos viajar, conhecer, aproveitar as coisas boas da vida, enquanto nossas pernas nos permitem. O SESC realiza projeto de turismo social já há um bom tempo e nós participamos de alguns de seus passeios e viagens para vários pontos do Brasil. 

      O Turismo local e regional é uma atividade muito importante e ajuda muito na economia das cidades, principalmente no meio da produção rural, no âmbito da agricultura familiar. As tradições das raças, principalmente italiana, alemã e cabocla, se bem aproveitadas, são um fator de geração de renda para quem oferece e uma excelente possibilidade de entretenimento. Em Concórdia, a tradição italiana, mantida por descendentes de italianos que ali chegaram vindos da Serra Gaúcha, é mantida e vivida pelos grupos   integrantes do Grupo Filò Talian, que existe oficialmente há dez anos, e  que tem como presidente a artista e talentosa cantora Isabel Pasin Dal Vesco    , que interpreta, magistralmente, as canções do cancioneiro dos imigrantes italianos e da atualidade. Ela é, também, a presidente do grupo cultural. 

       No evento, reencontrei um cidadão que é  nascido na Linha Bonita, Ouro, Agenor Frigo, dinamizador habilidoso e dinâmico. É irmãos dos freis Camilo e Luiz Frigo, este meu colega de adolescência, na década de 1960, quando era seminarista e estudávamos no ColégioMater Dolorum, em Capinzal. Foi uma alegria indescritível encontrar, depois de seis décadas, um vizinho de infância. Seu pai, Reinaldo Frigo, casado com uma Bressan, costumava frequentar a bodega de meu nonno Victório Baretta, lá na linha Bonita. Nas tardes de domingo, jogavam baralho, normalmente truco ou quatrilho, junto com Alberto Rech, Agostinho Bressan, Pierim Baretta, Pedrinho Perotôni, Serafim Baretta, Ambrósio (Ambrosim) Baretta, Marcelino Zanini, Elias Baretta, Henrique Baretta, Pedro Casara, Honorino Dorigon, Arturo Viganó, Teodoro Baretta, Pedro Perotôni, Fioravante Módena e outros.

       Em Lageado dos Pintos, há uma associação de agricultores que produz e os artigos confeccionados e os provenientes da agricultura familiar são vendidos num armazém no conjunto do Paiol dos Pelizzaro, que há duas décadas se uniu para ações de agroturismo, o "Caminho da Roça", roteiro  que  existe oficialmente desde 2005, do qual participam os seguintes empreendimentos: Hidroponia Dallegrave, Camping Perondi, Moinho Colonial Belter, Sgarbossa produtos orgânicos, Armazém Nona Tereza, Paiol e Pousada Pelizzaro, Sítio Família Longhi, e Nativa Flores e Plantas. 

      No evento do filò, com muita desenvoltura da responsável pelo marketing, Adriana Maria Portolan, da animadora Margarete Poletto Dalla Costa (vereadora em Concórdia, com destacada atuação na personagem Gigieta, mulher de Giovani). Jordão Zanella, que faz o personagem Giovani Batista, também nos diverte muito.  O paiol é gerenciado pelo Felipe Pellizzaro e sua mãe Delci. Mas todos os integrantes do grupo fazem o melhor de si e, com muito talento, divertem os visitantes. 

       Tenho falado sobre o empreendimento artístico, cultural e gastronômico do Filò Talian aos meus amigos e indicado para que o visitem. Vale a pena conhecer o Lajeado dos Pintos, o seu projeto agroecológico também. 

Parabéns a todos e contem sempre comigo!


Euclides Riquetti

14-09-2023






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!