domingo, 28 de janeiro de 2024

Quem, de fato, lesa nossa Pátria?

 



       Na quinta,18, às 6,00 horas (como de praxe), a PF realizou operação de Buscas e Apreensões em endereços do Deputado Federal Carlos Jordy, filiado ao PL do Rio de Janeiro. A operação é alcunhada de “Lesa Pátria”. Realizada em  seu Gabinete de Brasília e em sua residência em Goitacazes, Rio de Janeiro. É investigado por uma possível participação, indireta, nos atos democráticos de 08 de janeiro ocorridos em Brasília, quando populares invadiram as sedes dos três Poderes.  A ação da PF foi autorizada pelo Ministro do Supremo, Alexandre Morais. Jordy é o líder da oposição na Câmara Federal. Bomba! Aguardemos os desdobramentos.

       O Museu da Democracia – 40 milhões de reais na lata do lixo - O Governo Federal vai construir, na Esplanada dos Ministérios, um tal de “Museu da Democracia” – Ridículo! Aliás, as falácias e narrativas produzidas em Brasília seriam risíveis se não fossem trágicas. Todos os dias temos alguma novidade por lá. Mas já estamos acostumados. O pior é quando tudo sai do âmbito da falação para tornar-se “investimento”. Investimento político e ideológico, nada de prático ou de benefício aos brasileiros. Estão toda a hora falando em democracia, isso e aquilo. É só trabalhar direito, zelar pelo País, Estados e Cidades, que a Democracia fica garantida. Ninguém reclama se as coisas estão indo bem. Mas não é o que eu se vê!

       Promessas de Campanha - O Governo Lula III chegou cheio de promessas que foram catapultadas na campanha eleitoral. Algumas estão em marcha super lenta para sua execução. Agora, já no segundo ano de mandato, são anunciados investimentos para o desenvolvimento da indústria brasileira. Acho ótimo isso, mas espero que não aconteça como outras “propostas” que são bonitas no papel, mas que na prática não acontecem, ou acontecem apenas parcialmente. O que se sente, e muito, é que as principais ações do Governo são no sentido de aumentar sua arrecadação. E, o pior, é que o dinheiro é muito mal gasto. Um vício que vem de décadas.

  Bahia – azarada ou bagunçada? Prefiro dizer que o estado é azarado um tantão. E bagunçado mais outro tanto. As notícias sobre lá na maioria das vezes são muito ruins. É violência generalizada, houve um acidente sério com um ônibus, agora um barco virou por causa de uma briga acontecida em seu interior.

     E há outra muito grave: Cinco municípios está com seu território classificado como região em desertificação, semi-árida. Isso é muito grave e é atribuído a dois fatores: Muito calor e pouca chuva. Então, está na hora de se investir seriamente em ações que visem a promover a expansão vegetal no território. Há tecnologia e meios de buscar a irrigação para os lugares afetados. Enquanto os organismos internacionais e governos do Leste Europeu ficam querendo dizer o que temos que fazer, e as autoridades e aa imprensa vendida brasileira repercute e endossa as merdas ditas, vamos afundando na questão ambiental. Menos falação e mais ação. Ou “o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. O dito se mantém bem atual. As saúvas se multiplicaram, estão presentes nos Poderes Constituídos, na imprensa interesseira, entre artistas que tomam nosso dinheiro, na ilusão que nos é vendida pelo futebol, no consumo pregado pelas mídias, e assim vai.

       Todas as formas de dominação são condenáveis. E a ignorância permite que isso se solidifique. Jovens agora vão ganhar dinheiro para se manterem na escola. A intenção é boa, mas aguardemos para ver os resultados disso em uma década. Quem viver, verá!

       O asfaltamento da ligação entre o Distrito Industrial e o Distrito de Nova Petrópolis - Participei, na sexta-feira, 19, do evento em que o Governo do Estado, representado por Jorginho Mello, e o Município de Joaçaba, pelo prefeito Dioclésio Ragnini, assinaram o convênio para a implantação de asfalto num trecho de quase seis quilômetros. A promessa é antiga e está sendo cumprida pela administração atual de Joaçaba. O custo é de pouco mais do que doze milhões de reais, seis dos quais concedidos pelo Governo Estadual.

       A obra é tão importante quanto a construção do Acesso Adolfo Ziguelli, pelo Rafael Laske. No Acesso, porém, a participação do Governo do Estado, representado por Raimundo Colombo, foi muito mais expressiva. Sou fã de Nova Petrópolis, nossa família tem algumas raízes lá, há boas pequenas indústrias instaladas e o Pesque-Pague Poço do Moinho. Também uma escola de Ensino Fundamental. A conexão asfáltica vai animar as pessoas a investirem mais e o número de visitantes também crescerá. Parabéns, Nova Petrópolis!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

Publicado no Jornal Cidadela, de JOAÇABA - SC

Em 25-01-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!