quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Zanete Helt Miqueloto - uma perda muito sentida.

 



       Perdemos, na terça-feira, 16, Dona Zanete Helt Miqueloto. Nós a chamávamos de "Comadre Zanete"! Uma pessoa do bem, uma alma qualificada, um ser humano sensível e excepcional. Zanete, nossa vizinha em Ouro, mãe da Aquidauana e do Thago, esposa do Neri. Zanete do Cartório Moreira, da catequese na Casa da Fé, a pintora e artista, a Zanete assaltada no Bamerindus em 1980. A  jogadora de handebol, basquete e voley dos seus tempos de CNEC, foi colega de aula da Miriam, foi  pessoa simpática, empática e humilde. A Primeira Dama por duas vezes, que jamais ostentou e que sempre estendeu a mão para os humildes, para os vizinhos, para os seus parentes. Sim, uma pessoa admirável!

       Foram dezesseis anos de tratamento, algumas alegrias e alguns sofrimentos. Uma verdadeira guerreira, mas sobretudo uma mulher que teve forças para suportar as adversidades. Todas as lembranças que nos vêm à memória são de seu sorriso discreto, sua fala calma, seus gestos gentis. Jamais levantaria a voz para quem quer que fosse. Mas as muralhas fortes também desabam, não conseguem ser perenes. 

       Fomos vizinhos por pelo menos 25 anos. Um jubileu de prata em amizade, lealdade, confiança, admiração mútua. Parceria na Fé, na ação comunitária, na discrição. Zanete nos deixou, foi morar em outro plano. Admirada pela sua comunidade, sua morte foi muito sentida por todos. Estivemos lá na manhã de quarta, dia 17. Estávamos  em viagem, mas passamos lá para a despedida, para o abraço fraterno nos familiares, nos amigos. Revimos muito antigos amigos, conversamos, mas não havia ressentimentos, nem fortes lamentos. A velinha se apagou, sua alma se desprendeu do corpo, mas o ser "Zanete" ficou lembrado na memória de todos os que a conheceram e dos que trabalharam com ela, na Auto Elite, no Bamerindus, no cartório Moreira, nas escolas onde os filhos estudaram. Filhos doutores, ganharam o incentivo dos pais, honraram seus nomes e sobrenome. 

       Zanete e Neri deram abrigo ao nosso filho Fabrício nos tempos em que a Miriam ficava em Campos Novos, frequentando a UNOESC, na virada do milênio. Madrinha da nossa filha Caroline quando de sua Crisma em Capinzal. Apoiadora da Michele. Atenciosa, mais que uma vizinha, uma amiga. 

       Os últimos acontecimentos por todos nós compartilhados foram a formatura do Tiago e  o casamento da Aquidauana. Sobre este, assim me referi há uma década: 

       "A Aquidauana (Miqueloto) e o Odimar (Zanuzo Zanardi),  tiveram celebradas suas núpcias ao final da tarde deste sábado, 19, na Matriz São Paulo Apóstolo, em Capinzal. Cerca de 300 convidados participaram das cerimônias de seu enlace, primeiro na Igreja e depois no amplo e confortável salão de eventos da comunidade católica capinzalense e ourense, da qual a família Miqueloto faz parte como membra atuante.


          Pouco antes das 18 horas,  os dois jovens apresentaram-se diante do celebrante Frei David (Névio David Cole), que atua em Curitiba e é originário de nossa região. Frei David acompanhou a vida da Aquidauana desde que ela nasceu, sendo amigo dos seus pais, Neri e Zanete, e de seu irmão Thiago. David foi frequentador da casa da família, o casarão da Nona Ézide, no Ouro, por quase três décadas. Os pais de Odimar, que é natural de Frederico Westphalen, RS, Edevino José Zanardi e Ilza Maria, vieram a Capinzal com cerca de 50 convidados do Noroeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Gente muito simpática e bonita, que merece nossa maior consideração e digno respeito.

         Os noivos foram anunciados com os acordes da marcha nupcial, executada por um jovem pistonista,  e depois saudados pela canção da "Ave Maria", interpretada pela dupla Peterson e Suelen. A decoração da Igreja, simples mas significativa e muito harmoniosa, com flores brancas, proporcionou um clima de tranquilidade e leveza ao evento, cuja celebração presidida pelo Frei David foi impecável. Atuei como comentarista, onde citei versos de um de meus poemas românticos e ressaltei sobre a importância da união deles, jovens que buscaram formar-se em Engenharia Agronômica, na UDESC, da cidade de Lages, para depois cursarem seus mestrados e, agora, já são doutores em suas áreas, ele tendo obtido seu título de doutor em São Paulo e ela entre Viçosa, Minas Gerais, e nos Estados Unidos. Duas pessoas muito determinadas, que perseguiram conseguir seus objetivos, lutaram por seus ideais, foram exitosos e muito orgulham seus pais.

         A casa de Deus, que e a casa da comunidade, recebeu os noivos, os familiares, os padrinhos e os convidados para o ato em que firmaram compromisso de convivência nos ditames de sua religião e dos bons costumes das famílias, quando dois corpos, dois corações e duas almas se propuseram a vivem unidos até o fim de suas vidas.

         Após a cerimônia  religiosa, o memorável SIM e os procedimentos formais de consolidação do casamento na forma da Lei da Igreja Católica, recepcionaram-nos no salão, com um jantar delicioso e um ambiente com decoração primorosa. Tanto na Igreja quanto no salão a decoração esteve a cargo da Flor de Lis, de Capinzal, que possui uma equipe de promoções muito dedicada, atenciosa e eficiente. Ali  houve grande e alegre confraternização, oportunidade em que revimos muitos de nossos amigos, a maioria conhecidos desde nossa infância. É muito bom podermos nos encontrar em situações assim, onde nada há a lamentar, mas sim muito a comemorar.

         A alegria do Neri e da Zanete era visível. Imagino que o mesmo se passasse pelos corações de Edevino e Ilza. E os convidados puderam compartilhar disso, efusivamente.

          Parabéns, Aquidauana e Odimar, ela nossa vizinha durante todo o tempo em que residimos em Ouro. Nós também a vimos crescer, tornar-se uma jovem determinada e brava lutadora para a conquista de seus ideais. Que possam ser muitos felizes, com a proteção Divina e as bênçãos de todos os familiares e amigos!"

Euclides Riquetti
20-12-2015

       

Aos familiares, nossas mais sentidas condolências

Euclides Riqueetti e família

 24-12-2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!