segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Um dia seremos, todos, apenas história!



                       Sarah Louise Held  - morte trágica da neta de meu amigo Olivaldo Helt



       Um dia  seremos, todos, apenas história! E, será que nossos descendentes terão orgulho, ou vergonha de nós? Nossas atitudes e iniciativas, em toda a nossa vida, nos abonam ou desabonam? Em nossas decisões, fomos justos ou injustos para com nossos semelhantes?

       Em tempos de ativismo, o mundo se pauta, em sua maior parte, pela comunicação entre os seres humanos. Os animais também se comunicam e, dizem, até as plantas, têm entendimento entre si. Os animais brigam por um pouco de comida. Ou para ocupar um ninho onde possam aninhar-se. O ser homem (e mulher), é inquieto, tem sentimentos, agride ou é agredido, tem paixões ou nutre ódios.

       Nos últimos 15 anos, com a expansão do uso de internet, com a criação de muitas mídias digitais, plataformas, e tudo o que as valha, toda a sorte de intrigas vem a publico. Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário desafiam a inteligência humana, deitam e rolam, se ofendem e nos  ofendem, por conseguinte. Acreditar em quem? A mesma facilidade com que um ser pode agredir o outro, a este é oferecida. Chamam o ato de dizer bobagens de “democracia”. Tudo acontece em nome dela. Isso, de fato, é uma vergonha!

        Em minhas andanças “pelaí”, encontro amigos de longa data, muitos dos quais foram meus alunos. Nesta semana, indaguei a um deles: “Naquela vez que você ameaçou aquele rapaz com um espeto, você ia fazer aquilo, mesmo?! – Respondeu: “Eu não faria mal a uma mosca! Era tudo por causa de política”... Então a gente riu, comemoramos estar vivos, termos nossos filhos já adultos e bem sucedidos. Assim, temos que procurar ter cuidado com o que dizemos, o que fazemos...

       A anistia, a  anestesia, a dosimetria, a idolatria, a fuzarcaria, a politicaria, a babozeiria,  troco tudo por ... POESIA! Descanso para os ouvidos e os olhos.

       Meus presentes de Joaçaba para o próximo ano, em termos de área pública – Gostaria de ver alguns realizando-se, não apenas para mim, mas para a coletividade: 1. Implantação do Contorno Viário de Joaçaba,( e  Herval d´Oeste, e Luzerna). 2. Implantação de um Centro Dia, para a convivência dos Idosos, aqui em Joaçaba. (Há um em projeção e este será o maior feito de um prefeito para o atual milênio para nossa cidade). 3. Implantação de travessas (ruas) ligando vias  públicas de forma a distribuir melhor o trânsito. No aspecto pessoal: saúde para todos os de minha família, meus amigos e os demais.

       As perdas de vidas de jovens – Muito sentida a perda de Sarah Louise Held (Helt), capinzalense, atleta de karatê, 18 anos, campeã mundial em 2024, futura advogada, estudante do Terceirão da Unoesc. Faleceu um dia antes de sua formatura, em acidente de carro, entre Joaçaba e Lacerdópolis. Pérola cultivada pelo eficiente Sensei Valdecir Saretta, estudiosa, atleta dedicada e de sucesso. lamento por ela, pelos seus familiares. Uma desolação só. Amigos de longa datas, sonhos interrompidos, tristeza, luto!

       Que Deus dê muita força espiritual para o pai Deividi e a esposa. O avô, Olivaldo Helt, meu amigão e companheiro de lidas na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de Capinzal,  e Escola Prefeito Sílvio Santos, esta em Ouro.

       A crucificação das filhas de Sílvio Santos – As suas herdeiras até que estão dando conta de tocar o  SBT e suas empresas, mas as críticas sobre algumas atitudes têm sido fortes. Não têm a habilidade que o pai tinha para lidar com a política e os negócios. A última aconteceu no último final de semana, ao inaugurarem o SBT News. Na cerimônia, convidaram autoridades de todos os naipes, ao molde de Sílvio Santos. Lula foi convidado, é o Presidente da República e assim tinha que ser. O mesmo aconteceu com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Mas apareceu lá o ministro do STF Alexandre de Moraes, que também discursou. Dizem que o convidado era Édison Fachin, que mandou o Moraes para o representar.

       O cantor Zezé di Camargo gravou vídeo lamentando a atitude das moças. E o show que já tinha gravado para atração de fim de ano do SBT não vai mais para o ar. Uma música recém lançada por ele estourou em execução nesta semana. E, para compensar a m... o apresentador Ratinho levou Flávio  Bolsonaro para ser entrevistado em seu programa. Ganhou um espaço enorme, promoveu-se mais do que se nada tivesse acontecido. Convidar ministros do STF, nesses tempos, para participar de eventos é um tiro no pé. Está faltando feeling para as meninas de Senor Abravanel. Acho que Ratinho, com o tempo, vira dono do SBT...

Eucides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC

em 18-12-2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!