sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rio de todos os peixes

Rio de todos os peixes

Atrevido e valente
Sempre que a calmaria se ausente
O imponente e voraz Rio do Peixe
Desliza furiosamente...

Invade lares, prepotente
Arranca plantas portentosas
Causa avarias espantosas
Esse imperador inclemente!

Nas arenas montanhosas
Vence cada dobra, impiedoso
É um colosso vigoroso
Com suas águas belicosas...

Depois, apenas baila, mansamente
Valsa como o  canto verso de um salmo
Então, sereno, paciente e calmo
Jaz,  ali, docemente.

Rio  do Peixe, nosso venerando Senhor
Ora anjo – uma canção de acalanto
Ora intrépido,  despojado de encanto
No vale verde, é soberano gladiador!

Com seu visível poder, ou simplesmente ignoto
Deus Natural, Real Majestade
Orna o campo, enfeita a cidade
Sou teu súdito  e fiel devoto...

Rendo-te homenagem, meu rio!
A ti, com tua força imedida
Jamais, em toda a minha vida
Eu ousarei propor-te desafio...

Bem conhecemos teu enredo, tua história
E bem sabemos de tudo o que és capaz
És um guerreiro muito forte, sempre audaz
Reverenciado, dou-te medalhas e glórias.

Tu, que já foste o lago de mi ´as  pescas
Tu, que foste a raia de meu tenro nado
E serpenteias neste vale encantado
De Navegantes,  foste palco em tantas festas.

Pelo açoite do chicote  sem piedade
Peço-te, humildemente, perdão
Aceita esta breve oração
Garboso rio, Fluviosa Divindade!
PERDOA-NOS, RIO DO PEIXE!!!

Euclides Riquetti

04-08-2010

Um comentário:

  1. O meu amigo Euclides
    Uma coisa vou te contar
    Esta sua poesia
    Me fez no tempo voltar.
    Lembro da minha infancia.
    Que em suas margens ia brincar.
    Pesquei, nadei, baguncei.
    Que bons tempos me fez relembrar.

    Tudo na vida passa.
    Mas nada foi em vão.
    Porém tudo ficou registrado.
    Na memória e no coração.
    Olá meu admirável amigo!
    Que bela mensagem tu tras sob nosso querido rio.
    Só por esta descrição já mereces um pedestal,
    que bom seria se todos tivessem a oportunidade de lê-la, que exemplo bem referenciado e no final pedir perdão pelas agressões que o ser humano hoje comete. Parabéns estas palavras só poderia sair de uma pessoa que vive a nossa história com muita paixão.
    Abração carinhoso.
    Shirlon

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!