segunda-feira, 3 de junho de 2013

Maravilhosa Noite Italiana de Luzerna com a Familia Paganini

          Participamos, alegremente, da 16ª Noite Italiana de Luzerna, no Clube Vitória local, no sábado, 01 de junho. Saímos de casa sob intensa precipitação de chuva, chegamos com pouca antecedência ao horário marcado: 8 h 30 minutos. A abertura do evento aconteceu na hora prevista, o que denota respeito ao público. Primeiro o jantar, comida de excelência: Codornas recheadas, costelinhas de porco, polentas, saladas, canelones, inhoquis, anholinis do tamanho que minha mãe fazia quando era criança. Daqueles que apenas um enche a concha de uma colher. Tudo muito delicioso.

          Dois barris de vinho ao lado do palco, Niágara exalando o odor gostoso da uva; e bordeaux. Vinhos coloniais servidos à vontade. Os amigos Diesel e Martendal com seu time servindo,  e as pessoas buscando-o, moderadamente. A Associazone Triveneta de Luzerna organiza um jantar espetacular. Comida quentíssima, combinada com bom vinho e a amável atenção dos promotores, a fórmula de trazer de volta o público nos anos seguintes. Tenho frequentado muitos eventos no Vitória, sempre bem organizados. É um clube espaçoso, que cumpre com as normas de segurança. É possível,  mesmo chegando em cima da hora, encontrar local para estacionar a no máximo três minutos de caminhada, nas ruas que circundam o local.

          Além de tudo isso, que já é esperado, muito boa música. Foi-nos a oportunidade de rever o conjunto Musical "Família Paganini", de Arroio Trinta, a Capital Catarinense da Cultura Italiana.  Aliás, quem não conhece Arroio Trinta, deveria fazê-lo. Distante menos de meia hora de carro de Treze Tílias, uma cidade aprazível que tem vários equipamentos públicos e culturais com as características da colônia italiana. Lá se respira em italiano.

           Conheço a Familia Paganini desde o início de 2007, quando recebi os dois jovens irmãos, o Cristiano e o Giovani, que tinham voltado da Europa, onde foram aprofundar-se na arte da música e da gastronomia. Um em Londres e o outro em cidades da Itália. A irmã, Aline, foi para a Áustria. Os três filhos espalhados no mundo, ajudando a construir o sonho do pai, Ulisses, músico bem conhecido aqui no meio do Estado: queria torná-los músicos. E conseguiu. Na época, trouxeram-me seu notbook com uns clipes de seus shows e me conquistaram. Nós os contratamos para um das edições da Festa do Colono, dia muito frio, lá em Ouro. Vieram, fizeram tudo muito certinho, com muita seridade, profissionalismo e elevado padrão artístico. O conhecimento de línguas por todos eles possibilita a interpretação fiel de canções internacionalizadas. Cristiano com seu italiano, Giovani com o inglês e a Aline com o Alemão. Interpretam clássicos e modernos nas três línguas.

          Tão logo vi o Cristiano, no sábado, conversamos, passei-lhe uma anotação para uma homenagem após à meia-noite e passamos a presenciar as apresentações de números de danças pelas crianças,  muito bem ensaiadas lá em Luzerna. Aquelas crianças bonitas já incorporam o espírito da dança como se já o tivessem ainda antes de nascer. Muita harmonia, beleza, singeleza nos números apresentados.

          Depois, antecedendo o baile, um show com os Paganini. A Aline, maravilhosa, interprtando uma canção. O Giovani, com o piano no meio do salão, executando uma música maravilhosa. As intervenções do Cristiano, a interação com o público e o "Velho Ulisses" no controle, com seus teclados. Som maravilhoso, interpretaram "Aleluia", "Con te partirò" e outras belas canções, que nos emocionaram. Como evoluíram esses músicos! Agenda sempre cheia, muitos shows e bailes pelo Brasil. Três CDs no mercado, muito prestígio. Conhecem música, foram estudar, mantiveram a simpatia caracterpisticas dos Paganini, gente bonita, afável, inteligente, talentosa. É o terceiro evento que participo com a presença deles em seis anos e posso asseverar que estão cada vez melhor. O talento deles é indiscutível, vão fazer muito sucesso, ainda! Não precisam de badalação, já conquistaram seu espaço no mercado, à sua maneira. Ganhamos muito com isso!

          No mais, parabenizar ao pessoal de Luzerna que, há 16 anos, vem se superando em sua capacidade de receber-nos bem!

Parabéns, Associazone Triveneta di Luzerna!

Euclides Riquetti
03/06/2013.

Um comentário:

  1. Muito Obrigado pelo carinho Euclides! Ficamos emocionados! Desejamos todo o Sucesso do mundo para voce! Forte Abraço do Grupo Familia Paganini

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!