terça-feira, 27 de agosto de 2013

A aulinha da Jujuba

          Quatro dias longe da Jujubinha. Na viagem pela Serra gaúcha, lembrávamos de sua delicadeza, de seu carinho para conosco. Dá-nos muito carinho porque recebe muito carinho de nós. As crianças, hoje, em razão de as famílias terem um diminuto número de filhos, recebem muito mais atenção. Não há aquela que não tenha o amor e a paparicação de tios e avós. E das dindas, claro! E, com a nossa Júlia não é diferente.

          Pois que na manhã de ontem, 6,30 da manhã ela já aportou em nossa casa. Carinhosamente, passou a mão "na careca do vovô". Foi conferir se era eu mesmo que já havia retornado. Era, felizmente, para ambos. Nós nos damos maravilhosamente bem. Nos finais de tarde, na hora de ir para a casa dela, ali ao lado da nossa, costuma dizer: "Quero ir na cabeça do vovô!". E lá vou eu...Digo-lhe" Eu  levo você, mas tem que embarcar na Rodoviária. E lá vai ela correndo para a varanda da frente da casa, esperar que eu a alce por sobre a cabeça, sentando-a  em meus ombros. E vamos...Depois, o desembarque na imaginária Rodoviária da casa dela! Com muita alegria. Então ela me diz: "Agora vá pra sua casa! Eu vou ficar aqui com a mamãe, na minha casinha!"

          Temos nossos "esquemas" de comunicação, nossos signos convencionados de linguagem, através de gestos, das falas, das expressões faciais. E, com a vovó, costumamos fazer nossas brincadeiras, nossa interação agradável.

           Mas nesta segunda, ela  veio cedo e nos enquadrou: "Agora a Profe Júlia vai dar aula pros irmãos Vovô e Vovó". Fiquem bem quietinhos! E continuou: "Nós vamos fazer um passeio num sítio.  Escutem bem para fazer tudo direitinho. Vou fazer umas anotações em meu caderno ( e, com a caneta, garatujava nas linhas de seu cadernão...,) Vocês precisam levar calçados para o passeio: os meninos, botas para pular sobre as poças de água. E as meninas tênis para pular sobre as poças de água também! E levar um lanchinho para dar para os coelhos: lá tem o Coelho Titio, a Coelha Titia, o Coelhinho Criança e a Coelhinha Criança. Tem o Coelhino Irmão e a Coelhinha Irmã. Mas também tem o Coelhinho Bebê. E não pode passar a mão neles, só pegar pelas orelhas. Só a Profe Júlia é que pode passar a mão nos irmãos coelhinhos...  E vou dar os bilhetes para vocês levarem para casa. Agora me sigam em silêncio, senão vocês vão ficar no berçário!"

         A Jujuba parece que esteja sempre encenando uma pequena peça teatral. Age e fala com naturalidade e seridade, certamente que representando seu cotidiano escolar. Reproduz, em casa, o que vivencia no CEI  Girassol, onde estuda.

         Estamos curtinho muito ser alunos de nossa neta. Momentos que lembraremos por toda a nossa vida e que não voltarão  mais. Certamente que você, mamãe, dinda ou vovó, deve estar a navegando seus pensamentos a lembrando de por quantas situações semelhantes você já vivenciou. Crianças, certamente, são nossa alegria de viver!

Euclides Riquetti
27-08-2013

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!