segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Uma fugidinha para Gramado

          Morar numa cidade nova é sempre muito bom, porque você consegue fazer novos amigos com facilidade. E, na quinta-feira à noite saímos para o Rio Grande do Sul, com um grupo organizado pela Professora Vera da Silva e seu marido Celso Perotôni, o Pero. Reencontramos o Seu José e a Dona Helena, originários de Treze Tílias,  mas que têm um empreendimento em Capinzal, a Pedreira Capinzal. Quando viaja, o casal leva com eles filhos, genro e netos. É nossa terceira viagem com eles, incluindo um Cruzeiro pelo Nordeste, há dois anos. Todos muito simpáticos. Ainda, a família do Valdir Patzlaf, que conheci recetemente, empresário aqui de Joaçaba, e o Casagrande com a esposa, Silrlei, simpaticíssimos. . E a Dona Adelaide  (Lindner) Guerreiro, uma pessoa muito culta, elegante e gentil. Só gente boa no pedaço!

          Nosso foco era Gramado, o principal destino Turístico do Inverno Sul Brasileiro. Há poucos dias aconteceu ali o Festival de Cinema de Gramado, que reúne as melhores produções, diretores e atores do nosso Cinema. No momento estava acontecendo um Congresso de Mineradores de Carvão. Na cidade há uma constante programação de eventos de todos os gêneros e de todos os tamanhos. Há acomodações e restaurantes para todos os gostos e todas as possibilidades.

          É meu quarto tour por lá. O primeiro fiz com alunos da Escola Sílvio Santos, do Ouro, com as professoras Vanda Rech, Jane Doin de Oliveira e Jussara Bertola. Depois um com carro, hospedando-nos em Nova Petrópolis. Há seis anos, com um grupo de Prefeitos de nosso Vale do Rio do Peixe e, agora, outro com os amigos aqui de Joaçaba. Em cada visita,  mais novidades. Lugares exuberantes a conhecer, mais de 50 hotéis e 50 restaurantes somente em Gramado, bons hotéis e pousadas também em Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Canela e Bento Gonçalves. Um comércio bastante diversificado na área do vestuário, chocolates e vinhos.Chocolate caseiro, confecções e malhas da produção local e vinhos de altíssima qualidade. Vinhos de parreiras de altitude, as europeias, e colonial, com as uvas americanas.  Tudo muito tentador.

          Houve grande evolução nos serviços oferecidos aos turistas em todas as cidades. O frio é um grande atrativo e acontece em todas as épocas do ano, principalmente em Gramado.  Lembro que uma vez, na Parada do Natal, estava muito frio na cidade. E, ainda, produzem neve artifical para o grande desfile que acontece em algumnas noites de dezembro. A cidade das hortênsias respira turismo.

          E todas as ações são muito bem articuladas ali. As pessoas sabem dar informações precisas, os atendentes das lojas, hotéis e restaurantes são muito atenciosos e conhecem bem a cidade onde trabalham. Ficamos hospedados no Hotel Sky, onde os serviços são de excelência e a climatização é muito boa. Em todo o ambiente interno era possível andar vestido com apenas uma camiseta, enquanto lá fora o clima estava com um frio próximo entre zero e dois graus. Já há 15 anos possuem um sistema integrado de informações pela internet que permitem que o cidadão descubra de há vagas para hospedagem, se houve desistências. Foi com isso que, em 2000, descobrimos uma vaga para a semana Santa, na Pousada Pinheiros, em Nova Petrópolis, quando um casal havia cancelado sua reserva. Ali acontece o Turismo bem profissional, efetivamente.

          Sobre algumas atrações de lá estarei escrevendo ainda nesta semana. E, por enquanto, continuo recomendando aos amigos a ida para a Serra Gaúcha. Quem não conhece ainda, procure conhecer. E, quem já foi, que volte, pois sempre há novidades.

Euclides Riquetti
26-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!