terça-feira, 6 de agosto de 2013

Reencontrar amigos - fazer novos amigos - uma emoção!

          Tenho vasculhado a internet em busca de localizar pessoas que fizeram parte, um dia, de minha vida. Dizem que quem foi amigo da gente, um dia, se nós o reencontrarmos, em qualquer tempo,  teremos a sensação de que nós o tínhamos visto pela última vez  recentemente, que o tempo da saudade não é cronológico, que 40 anos ou 40 dias são a mesma coisa. E  tenho ensejado reencontrar as pessoas pessoalmente, marcando encontros que me emocionam.

          Por outro lado, só em teclar com muitos deles, relembrar de bons momentos compartilhados, mesmo que há décadas, já me é motivo para muita alegria.  E quando faço isso, mais do que as palavras que escrevo, sinto que "do outro lado", lá longe, alguém também divide comigo minha alegria e emoção.  Entendo, também, que as amizades verdadeiras não se extinguem, mesmo que em algum momento de nossa vida tenhamos tido pequenos desentendimentos, coisas banais, de pouca ou nenhuma importância. O que vale é o que está registrado em  nosso coração...

          A semana, pra mim, foi de muitas surpresas. Fiz novos amigos aqui em Joaçaba, reconectei-me com outros que não via há longa data, coisa de 30, 40 anos. E como isso faz bem para miha alma! Saber que as pessoas estão bem, que fizeram carreira, tiveram filhos,netos, muitos até aposentaram-se. Com esse canal de comunicação tão ágil que é o facebook, tenho reafirmado amizades com muitos ex-alunos das escolas onde trabalhei: Major Cipriano Rodrigues Almeida, de Zortea; Cenecista Padre Anchieta e Mater Dolorum, de Capinzal; Sílvio Santos, de Ouro. Nessas construí minha carreira de professor e trago amigos dentre os alunos e os colegas professores e funcionários.

          Reconectei-me com amigos que estudaram na Fafi, em União da Vitória, outros que  trabalharam comigo nas empresas Alvaro Mallon e Filhos, de União da Vtória, Zortea Brancher, de Zortea e nos Postos de Serviços  Dambrós e Ipiranga. Ainda com meus companheiros da República Esquadrão da Vida, de União da Vitória. Com meus colegas da Administração Pública, em Ouro. Com pessoas que ao longo dos ano conheci e com as quais convi. Até na convivência das lutas políticas e nos times onde joguei bola, Grêmio Lírio, nos Juvenis e Veteranos do Arabutã e no Navegantes. No Palmeirinhas e até no time dos Engraxates!

          Para cada pessoa eu poderia escrever uma história, uma crônica, uma poesia. Assim, quando escrevo, inspiro-me nas pessoas, nas amizades, nos cidadãos anônimos sobre os quais ninguém nunca escreveu. E aí lembro-me das agremiações lieterárias e culturais, e em dezenas de entidades sociais a comunitárias de que participei, nas viagens que fiz.

          Nos últimos dias fiz muitas amizades aqui em Joaçaba, com pessoas que me fazem bem, que me ajudam a ser mas feliz. A amizade, para mim, é um fator de altíssima importância. A mobilidade enseja a amizade, com mais ou com menos intensidade, por isso mesmo gosto de movimento, envolvimento, de conhecer pessoas.  Um grande abraço a todos os meus amigos!

Euclides Riquetti
06-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!