sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O primeiro dia de férias da Jujuba

          O primeiro dia de suas férias escolares, a Jujubinha passou aqui em casa. Veio ainda na noite anterior, com mala e cuia, digo mochila e brinquedos.  Como costumo acordar-me muito cedo, leio, escrevo ou vejo um bom filme. Eram menos de seis horas quando ela chegou até mim. Acordara com o barulho do pessoal da Tucano, que faz a coleta do lixo e passa com o caminhão ainda antes do claro do dia: alguém, enquanto a maioria dorme e descansa, trabalha duro para dar um destino ao lixo que produzimos durante todo o dia, em todos os dias do ano!

          "Vovó, hoje já é feriado?" - Então não preciso ir pra escolinha?!"
 
          E veio até mim: "Vovô, você sabe fazer um "melete? Faz uma pra mim? Eu te ensino!..."

          E lá fomos nós para a cozinha, seis horas da manhã, fazer uma omelete. Orientou-me que queria com dois ovos e colocasse "queijinho" junto. "Primeiro o vovô  tem que amassar os ovos dentro do prato com um garfo. Depois coloca sal e um pouco de azeite e  mexe. E põe também pedacinhos de queijo."

          O parágrafo seguinte é para ser lido apenas por aqueles que já ficaram horas  esperando pelo serviço da operadora da internet, os outros ficam liberados para pulá-lo...:

         ( Fiquei o dia todo de plantão, ontem, esperando que a Oi! me mandasse um técnico para verificar porque eu estava sem net. Visita "bem menor que visita de médico", um tiquinho de visita e ficou apenas a orientação para que eu resolvesse, paliativamente, o problema. Em mesmo, ou, como diz o amigo, "by myself! Liguei algumas vezes vezes, pedi urgência, disseram, gentilmente, que tinham 24 horas para resolver e eu sei disso muito bem, vivem dizendo isso a mim, a você, leitor. Disse-lhes, na quarta ligação, depois de mais de 20 horas de espera, que o direito e a obigação estão bem estabelecidos nos marcos regulatórios das comunicações, mas que a "eficiência" empresarial do prestador de serviços não está em atender no prazo legal, mas sim na agilidade em resolver tudo da maneira mais rápida possível.)

          Então, bem como agora, quando os pássaros me deleitam com seu terno canto, tomando meu mate Charrua, curti muito estar com a Jujubinha durante todo o dia. A vovó e a bisa foram arrastar o sári no mercado e eu e ela ficamos bagunçando aqui em casa: "Vovô, pega minha mesinha de pintar e uma cadeirinha? Põe num canal de desenho da Dora ou do Nick? Será que a vovó vai trazer chicletes? Por que você não deixa o cabelo crescer? (Esta foi a mais difícil de responder!...)

          E veio o meio-dia, voltaram as passeadeiras, veio o almoço, todo mundo foi dormir para descansar e o vovô de plantão... Então, à tarde, fomos brincar na garagem, que tem 14 metros de comprimento e funciona como nossa sala de festas aqui em casa. Pegou duas raquetes de tênis e a bolinha verde-limão e brincamos. Trocamos as raquetes por umas mais leves, de frescobol,  e de bola, uma bem quicante. Depois jogamos vôlei, futebol, rimos mais do que jogamos. E, então,  ela quis andar de motoquinha cor-de-rosa. Andou! e ensinou-me uma brincadeira: quando eu dissesse "verde" ela andaria, quando eu dissesse "vermelho" ela pararia. Andou mais de meia hora, cheia de disposição e energia. Daí cortamos uma "big, mega, super"  melancia e colocamos a polpa em potes de plástico. Tiramos as sementes e guardamos os potes na geladeira. E, com uma mão, ela segurava a direção da motoquina e com a outra levava um pedaço de melancia para ir comendo...

         Não é possível relatar tudo o que se faz num dia inteiro, das seis da manhã até às seis da tarde,  com uma criança como ela, mas você, que tem filhinhos ou netos, já pode imaginar. E, em vários momentos, eu ficava olhando para o sorriso no rosto e seus olhinhos negros brilhantes e me perguntando: "Existe felicidade maior do que isso?"

Euclides Riquetti
13-12-2013

2 comentários:

  1. Bela síntese da simplicidade e a beleza de um dia feliz.......

    ResponderExcluir
  2. Bela síntese da simplicidade e a beleza de um dia feliz.......

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!